Segunda-feira, 09/02/2026 às 17:56
Banner top
InícioNotícias de Mato GrossoMato Grosso tem representantes indicados ao Prêmio Berimbau de Ouro
Banner top

Mato Grosso tem representantes indicados ao Prêmio Berimbau de Ouro

A iniciativa é promovida com apoio da Federação Mato-Grossense de Capoeira (FMTC)

A Capoeira de Mato Grosso ganha destaque nacional com a indicação de importantes nomes ao Prêmio Berimbau de Ouro, uma das maiores honrarias da Capoeira brasileira, que reconhece personalidades, mestres, lideranças e iniciativas que contribuem significativamente para a valorização da cultura afro-brasileira em todo o país.

Entre os indicados que representam o estado estão Jan Moura, secretário adjunto de Cultura do Estado de Mato Grosso (SECEL/MT), reconhecido pelo apoio institucional às manifestações culturais; o 1º Sargento Piffer, do 10º BPM/MT, pelo trabalho desenvolvido no Projeto Sociocultural Xás Crianças, que utiliza a Capoeira como ferramenta de inclusão social; e a Mestra Luciana, mestra de capoeira e professora do IFMT – Campus Sorriso, referência na educação, na pesquisa e na formação cultural por meio da Capoeira.

Também integram a lista de indicados Nieta Costa, do Instituto de Mulheres Negras de Mato Grosso, reconhecida por sua atuação na luta pela valorização da cultura negra e dos saberes tradicionais; e Régis Gomes, artista plástico, cuja produção artística dialoga diretamente com a identidade cultural, ancestralidade e expressões populares.

O prêmio é idealizado pelo Mestre Máximo, com patrono Mestre Sombra, e conta com representação regional em Mato Grosso por meio do Conselheiro Mestre Veto, fortalecendo a participação do estado em um cenário nacional de reconhecimento da Capoeira em suas múltiplas dimensões: cultural, social, educacional e artística.

A iniciativa é promovida com apoio da Federação Mato-Grossense de Capoeira (FMTC) e reforça o protagonismo de Mato Grosso no cenário da Capoeira brasileira, evidenciando o impacto positivo de ações que unem tradição, responsabilidade social e políticas públicas de valorização cultural.

O Prêmio Berimbau de Ouro reafirma, mais uma vez, a Capoeira como patrimônio vivo, instrumento de transformação social e símbolo de resistência e identidade do povo brasileiro.

Banner Destaques
Notícias Relacionadas
Banner Lateral Topo 300X90
Banner Lateral Topo 300X250

Vídeo Destaque

Saúde de Jair Bolsonaro piora na prisão!

Notícias Recentes