Segunda-feira, 29/12/2025 às 04:53
ANO NOVO 2026
InícioSaúdeDezembro Laranja reforça alerta para cuidados com a pele em época de...
ANO NOVO 2026

Dezembro Laranja reforça alerta para cuidados com a pele em época de maior exposição ao sol

Especialista lembra que câncer de pele é o mais frequente no Brasil e pode ser prevenido com hábitos simples

Com a chegada do verão e o aumento das atividades ao ar livre, a campanha Dezembro Laranja chama a atenção da população para a prevenção do câncer de pele. Segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Brasil registra cerca de 220 mil novos casos de câncer de pele não melanoma por ano, o que faz da doença a mais frequente no país.

A dermatologista do Hospital São Mateus, Helen Siman, explica que o principal fator de risco é a exposição excessiva ao sol, especialmente sem proteção adequada. “O câncer de pele é o tipo que mais acomete a população brasileira, mas também é um dos mais fáceis de prevenir. Quando descoberto precocemente, as chances de cura são muito altas”, afirma.

De acordo com a especialista, os danos causados pelo sol não se limitam às queimaduras visíveis. Pequenas exposições diárias também importam. A radiação solar provoca alterações no DNA das células, efeito oxidativo e redução da imunidade da pele, criando um ambiente favorável ao surgimento do câncer. Além disso, todos os tipos de pele precisam de proteção, inclusive as morenas e negras, pois o dano solar acontece em todos os tons de pele, sem exceção.

Helen orienta ainda que a população fique atenta aos sinais de alerta na pele, especialmente pintas e manchas que apresentam mudanças ao longo do tempo. O critério A-B-C-D-E ajuda na observação: assimetria, bordas irregulares, coloração variada, diâmetro aumentado e evolução da lesão. “Se uma pinta cresce, muda de cor ou formato, é fundamental procurar um dermatologista”, alerta.

Lesões que não cicatrizam também merecem atenção. Feridas ou até mesmo uma ‘espinha’ que não desaparece após algumas semanas precisam ser investigadas. Muitas vezes, o câncer de pele não causa dor, o que pode atrasar o diagnóstico.

A prevenção envolve cuidados simples e eficazes, como o uso diário de protetor solar, reaplicação a cada duas horas, evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h e utilizar acessórios como chapéus, óculos escuros e roupas com proteção ultravioleta.

“Cuidar da pele é um hábito diário. Com pequenas atitudes, é possível reduzir significativamente o risco de câncer de pele e aproveitar o verão com mais segurança”, conclui a dermatologista Helen Siman.

Banner ALMT
Notícias Relacionadas
Banner Lateral Topo 300X90
Saiu banner da AMM

Vídeo Destaque

Notícias Recentes