Domingo, 02/11/2025 às 06:35
Banner IGNews TOPO
InícioOpiniãoA profissão
Banner IGNews TOPO

A profissão

*Por Herlen Koch

Amores são feitos de sinais, calores, e ao mesmo tempo a calmaria, mas quando próximos uma chama tão ardente que o ar fica quente, a respiração ofegante, às vezes um arrepio ou até um desmaio. Há pessoas que relatam até sensações de pequenas mortes.

Neste contexto, vislumbre o amor à profissão.

O amor neste caso é o que chamamos de propósito, o que motiva, o que acalenta, o que faz aguardar com fé e esperança, o resultado que as vezes se inicia envolto em pura névoa desafiadora.

No meu caso, a Justiça ao mundo, a defesa do cliente, a alegria do alvará expedido, a inocência declarada do cliente acusado, o acordo bem amarrado e o cliente feliz.

Quando chega um dia à tarde o celular vibra e uma mensagem se destaca: “doutora a senhora foi indicada”. Que satisfação plena, o olhar fica radiante no mesmo minuto, a garganta seca por ter que demonstrar ao próximo cliente que não se é bom, mas, sim excepcional. Pois, um cliente novo – é um desafio, o novo mundo a se trilhar. E, evidente que não se tem somente o processo, pois, também a pessoa do Cliente.

O advogado como ser humano que às vezes é, possui sim: tempos de felicidades, mas às vezes já sentiu um frio na barriga, quando nota que não tem todas as respostas, contudo, está em busca delas.

Estudar, atender, trabalhar, se aprimorar… E quando o advogado precisa de mais? Todos desejamos mais: como reconhecimento, motivação, mais interesse em uma nova área por exemplo.

Se eu lhe descrever a história de uma criança, uma menina que sonhava em defender a justiça: quando pequenina, por volta dos quatro a cinco anos de idade, já brincava de escritório, virando a cadeira no chão, a fazendo de mesa, onde atendia seus clientes imaginários, achava a solução devida para que este cliente saísse satisfeito, empunha um lápis e detinha para si um enumerado de riscos inconsistentes em uma folha de papel, que se branca aos poucos se tornava cinza. E de linha em linha, se formava o plano de um futuro.

Assim, te digo, caro leitor, há advogados que nascem, sim, com a sede de justiça estampada na fase, que a mãe sequer lhe pergunta o que será quando crescer, pois, seus atos falam por si. Mas, ainda há os que são forjados no fogo da Justiça, moldados a ser, a aprender, a poder, e com uma pitada de paixão e perseverança.

Pois, não se há advogado sem esperança, assim, como não há rio sem as correntezas.

Sendo nascido, ou, traçado na forja do calor, a Deusa da Justiça está ali: impregnada, fundida, amarrada ao Advogado. Ela lhe empresta a espada e segue com ele.

A cede por vencer não somente por si, mas pelo Cliente, é a doação sublime de inteligência, experiência, aventura e desejo.

E este fogo, não se cala e nem se esfria, ele me mantém aquecida, a 21 anos na profissão. E isto é ser Advogada.

*Herlen Koch – Advogada e Escritora. Instagram: @herlen_koch

Banner VG
Notícias Relacionadas
Banner Lateral Topo 300X90
Banner Lateral Topo 300X250

Vídeo Destaque

Notícias Recentes