A rede tem como objetivo organizar e fortalecer a atuação integrada do poder público e das instituições na garantia dos direitos da população idosa
O presidente da Câmara Municipal de Várzea Grande, vereador Wanderley Cerqueira (MDB) participou de uma reunião, no Fórum de Várzea Grande, onde foi discutida a criação da Rede Municipal de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa (RENADI/VG).
Entre os idealizadores do projeto estão com o juiz, Dr Hugo José Freitas da Silva e o promotor Dr. Carlos e outras entidades.
A reunião foi realizada no ultimo dia 5 de fevereiro e contou com a presença de representantes do Ministério Público, Secretaria Municipal de Assistência Social e outras entidades envolvidas na pauta da proteção à pessoa idosa.
O vereador aproveitou a oportunidade para cobrar maior efetividade do Poder Executivo Municipal e do Conselho Municipal do Idoso na adoção de medidas emergenciais para idosos em situação de abandono no município.
Ele também manifestou preocupação com o veto da prefeita Flávia Moretti à destinação de emenda orçamentária de autoria dele próprio no valor de R$ 1 mi, que seria destinada a ações de cuidado e proteção à população idosa.
“A medida demonstra baixa priorização das políticas públicas voltadas ao envelhecimento digno no município”, afirmou ele.
A rede tem como objetivo organizar e fortalecer a atuação integrada do poder público e das instituições na garantia dos direitos da população idosa.
A estrutura de governança da RENADI foi definida na reunião, com a coordenação ficando sob responsabilidade do Ministério Público e a Secretaria Executiva atribuída à Secretaria Municipal de Assistência Social. O Regimento Interno da entidade também foi aprovado, estabelecendo mandato de dois anos para a diretoria.
A criação da RENADI/VG é um passo importante para a proteção dos idosos em Várzea Grande, mas o vereador alerta que é necessário mais ação efetiva do poder público para garantir os direitos dessa população.






