Quinta-feira, 29/01/2026 às 09:14
ANO NOVO 2026
InícioIGeralForagidos da Justiça são presos com apoio de imagens de câmeras do...
ANO NOVO 2026

Foragidos da Justiça são presos com apoio de imagens de câmeras do Vigia Mais MT

Prisões ocorreram em Cuiabá e Guarantã do Norte com uso de reconhecimento facial e leitura de placas

Com o apoio de imagens de câmeras do sistema de videomonitoramento do programa Vigia Mais MT, dois homens com mandado de prisão em aberto foram localizados e presos entre os dias 24 e 25 de janeiro. As prisões ocorreram a partir de duas tecnologias diferentes do programa: reconhecimento facial e leitura automática de placas (OCR), demonstrando a eficiência do sistema em múltiplas frentes no combate à criminalidade.

O primeiro caso foi registrado na tarde de domingo (25.1), por volta das 17h16, em um shopping de Cuiabá. Durante o monitoramento, em tempo real, instalado no centro comercial, um homem com mandado de prisão em aberto, foi reconhecido. Após consulta aos sistemas de segurança pública, foi confirmada a ordem judicial, expedida pela Quinta Vara Criminal de Cuiabá, relacionada ao crime de roubo (artigo 157, parágrafo 2º, do Código Penal), com pena seis anos, sete meses e 23 dias de prisão.

A informação foi repassada às equipes da área, e a equipe da Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam) abordou o suspeito no shopping. O homem foi identificado e teve o mandado de prisão cumprido sendo depois encaminhado à Delegacia da Polícia Judiciária Civil para as providências legais e apresentação à autoridade judiciária competente.

O segundo caso ocorreu no sábado (24), às 12h14, na BR-163, no trecho entre Guarantã do Norte (715 km da capital) e Matupá (695 km da capital). O sistema de leitura automática de placas (OCR) identificou a passagem de um veículo Ford Ecosport,  preto, cujo proprietário seria um  suspeito com mandado de prisão em aberto.

A equipe policial de Matupá conseguiu localizar e abordar o veículo próximo à entrada da cidade. Durante a checagem, o condutor foi identificado e confirmado o mandado de prisão em aberto, expedido pela Vara Única de Nova Monte Verde, em razão de dívida de pensão alimentícia no valor de R$ 5.371,58 (cinco mil, trezentos e setenta e um reais e cinquenta e oito centavos).

Vigia Mais MT

Até o momento, 130 municípios aderiram ao Vigia Mais MT, e 19.900 câmeras foram entregues. Desse total, 15.900 estão em operação no Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública), enquanto as demais se encontram em fase de instalação.

Banner Destaques
Notícias Relacionadas
Banner Lateral Topo 300X90
Banner Canaval 01_carnavalchapada2026_300x250

Vídeo Destaque

Notícias Recentes