Prisões ocorreram em Cuiabá e Guarantã do Norte com uso de reconhecimento facial e leitura de placas
Com o apoio de imagens de câmeras do sistema de videomonitoramento do programa Vigia Mais MT, dois homens com mandado de prisão em aberto foram localizados e presos entre os dias 24 e 25 de janeiro. As prisões ocorreram a partir de duas tecnologias diferentes do programa: reconhecimento facial e leitura automática de placas (OCR), demonstrando a eficiência do sistema em múltiplas frentes no combate à criminalidade.
O primeiro caso foi registrado na tarde de domingo (25.1), por volta das 17h16, em um shopping de Cuiabá. Durante o monitoramento, em tempo real, instalado no centro comercial, um homem com mandado de prisão em aberto, foi reconhecido. Após consulta aos sistemas de segurança pública, foi confirmada a ordem judicial, expedida pela Quinta Vara Criminal de Cuiabá, relacionada ao crime de roubo (artigo 157, parágrafo 2º, do Código Penal), com pena seis anos, sete meses e 23 dias de prisão.
A informação foi repassada às equipes da área, e a equipe da Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam) abordou o suspeito no shopping. O homem foi identificado e teve o mandado de prisão cumprido sendo depois encaminhado à Delegacia da Polícia Judiciária Civil para as providências legais e apresentação à autoridade judiciária competente.
O segundo caso ocorreu no sábado (24), às 12h14, na BR-163, no trecho entre Guarantã do Norte (715 km da capital) e Matupá (695 km da capital). O sistema de leitura automática de placas (OCR) identificou a passagem de um veículo Ford Ecosport, preto, cujo proprietário seria um suspeito com mandado de prisão em aberto.
A equipe policial de Matupá conseguiu localizar e abordar o veículo próximo à entrada da cidade. Durante a checagem, o condutor foi identificado e confirmado o mandado de prisão em aberto, expedido pela Vara Única de Nova Monte Verde, em razão de dívida de pensão alimentícia no valor de R$ 5.371,58 (cinco mil, trezentos e setenta e um reais e cinquenta e oito centavos).
Vigia Mais MT
Até o momento, 130 municípios aderiram ao Vigia Mais MT, e 19.900 câmeras foram entregues. Desse total, 15.900 estão em operação no Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública), enquanto as demais se encontram em fase de instalação.






