Domingo, 01/02/2026 às 02:10
ANO NOVO 2026
InícioNotinhas do IGSeduc divulga edital de curso gratuito de Libras com 390 vagas em...
ANO NOVO 2026

Seduc divulga edital de curso gratuito de Libras com 390 vagas em Cuiabá; aulas começam em fevereiro

Formação presencial é aberta a profissionais da educação e à comunidade, com aulas semanais noturnas

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) divulgou, nesta quarta-feira (21.1), o edital do Curso de Língua Brasileira de Sinais – Libras 1, ofertado pelo Centro de Apoio e Suporte à Inclusão da Educação Especial (Casies). A formação é gratuita, presencial e destinada tanto a profissionais da educação quanto à comunidade em geral.

Com carga horária total de 50 horas, o curso acontecerá entre os dias 23 de fevereiro e 26 de junho de 2026, com encontros semanais no período noturno, das 18h30 às 21h30, no Centro Estadual de Educação Inclusiva (Ceei), em Cuiabá. As turmas serão organizadas de segunda a sexta-feira, de acordo com a escolha do candidato no momento da inscrição e a disponibilidade de vagas.

Ao todo, estão sendo ofertadas 390 vagas, distribuídas da seguinte forma: 30 vagas às segundas-feiras, 60 às terças, 60 às quartas, 120 às quintas e 120 às sextas-feiras.

As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente de forma online, por meio de formulário eletrônico disponível no site do Casies, no período de 2 a 6 de fevereiro de 2026, a partir das 8h do primeiro dia.

As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição. O sistema será automaticamente encerrado quando o número de inscritos atingir o dobro do total de vagas, com a formação de cadastro de reserva. A lista preliminar dos inscritos será divulgada no dia 9 de fevereiro, a partir das 17h, no site do Casies.

Os candidatos classificados dentro do número de vagas deverão confirmar presencialmente a inscrição entre os dias 10 e 13 de fevereiro, na secretaria do Centro, mediante apresentação de documento oficial com foto, comprovante de conclusão do Ensino Médio e, no caso de profissionais da educação, documento que comprove vínculo com o Estado.

A relação final dos inscritos com matrícula confirmada, bem como do cadastro de reserva, será publicada em 19 de fevereiro de 2026.

O curso tem como objetivo qualificar profissionais da educação, ampliar a difusão da Libras na comunidade e oferecer uma base inicial para pessoas interessadas em, futuramente, atuar como intérpretes.

Além do Libras 1, o Casies também realizará Teste de Nivelamento para candidatos que já possuam, no mínimo, 50 horas de formação em Libras e desejem ingressar nos níveis Libras 2, Libras 3 ou no curso de Interpretação.

O teste ocorrerá entre os dias 10 e 13 de fevereiro, nos períodos matutino e vespertino, nas dependências do Centro. Para aprovação, será exigida frequência mínima de 75% e média igual ou superior a 7,0. Os certificados dos aprovados serão disponibilizados na plataforma Moodle da instituição.

Todas as informações, comunicados e resultados oficiais referentes ao curso serão divulgados exclusivamente no site www.casies.com.br.

Banner Destaques
Notícias Relacionadas
Banner Lateral Topo 300X90
Banner Canaval 03_carnavalchapada2026_300x250.gif

Vídeo Destaque

Notícias Recentes