Sábado, 04/10/2025 às 18:56
Banner IGNews TOPO
InícioNotinhas do IGCom apoio do Governo de MT, 111ª Festa de São Francisco de...
Banner IGNews TOPO

Com apoio do Governo de MT, 111ª Festa de São Francisco de Assis de Chapada dos Guimarães começa nesta quinta-feira (2)

Tradição centenária na comunidade Ponte Alta reforça a fé, aquece a economia e fortalece o turismo religioso no Estado

A comunidade de Ponte Alta, em Chapada dos Guimarães, recebe entre os dias 2 e 5 de outubro de 2025, a 111ª edição da Festa de São Francisco de Assis, um dos mais antigos e expressivos festejos católicos de Mato Grosso. O evento, que reúne milhares de fiéis e turistas religiosos, une espiritualidade, tradição cultural e hospitalidade, fortalecendo o turismo religioso no Estado.

Realizada pelo Instituto Realize, a festa conta com o apoio do Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), que destinou recursos para viabilizar a realização do evento, e da Assembleia Legislativa.

Criada no século passado por famílias cearenses migrantes, a celebração mantém vivo um legado secular de fé e gratidão. Reconhecida como patrimônio imaterial da comunidade, é organizada pela Irmandade de São Francisco de Assis e preserva costumes históricos, como a oferta gratuita de café da manhã, almoço e jantar a todos os participantes , que é uma expressão do espírito franciscano de acolhimento e solidariedade.

Para a superintendente de Políticas e Promoção do Turismo, Júlia Assis, o apoio do Estado é fundamental para assegurar a continuidade da tradição e potencializar seus impactos no turismo religioso.

“A Festa de São Francisco de Assis é muito mais que um evento religioso, ela é um patrimônio vivo que conecta fé, cultura e turismo. Ao destinarmos recursos da Sedec para apoiar esta celebração, reforçamos o compromisso do Governo do Estado com o fortalecimento do turismo religioso em Mato Grosso. Essa festa mobiliza a comunidade, gera oportunidades econômicas e valoriza uma tradição centenária que merece ser preservada e celebrada pelas futuras gerações”, destacou.

A programação inclui missas, procissões, levantamento do mastro, cavalgada e leilões, além de apresentações culturais e shows musicais que reforçam o caráter festivo e comunitário da celebração. Com entrada gratuita, a festa atrai não apenas devotos, mas também turistas em busca de experiências autênticas que unem fé, cultura popular e gastronomia tradicional.

Além do impacto espiritual e cultural, a festividade movimenta a economia local, beneficiando pequenos comerciantes, produtores rurais, artesãos, artistas regionais e prestadores de serviços ligados à cadeia do turismo, como hospedagem, transporte e alimentação.

Banner IGNews Secundario
Notícias Relacionadas
Banner Lateral Topo 300X90
Banner Lateral Topo 300X250

Vídeo Destaque

BOLSONARO É “REFÉM” DO STF!

Notícias Recentes