Cuiabá está entre as cem melhores cidades do país para se viver e ocupa a 8ª classificação no ranking de capitais, aponta levantamento

A classificação coloca o município de Cuiabá à frente de várias outras capitais

*Por Amanda Garcia

Cuiabá foi apontada como uma das 100 melhores cidades para se morar no Brasil, em ranking elaborado pelo jornal Gazeta do Povo, do Paraná, que avaliou os 5.570 municípios brasileiros, com notas de 0 a 10. O  município aparece em 58º lugar. Quando se trata das capitais, os números são ainda melhores, já que Cuiabá aparece na 8ª posição.

A classificação coloca o município à frente de capitais como Florianópolis, em Santa Catarina, e Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, que ocupam a 9ª e 10ª posição, respectivamente.

Segundo o portal, para a elaboração do ranking, foram utilizados dados oficiais das Prefeituras e do Governo Federal, além de outros 21 indicadores, como saúde, educação, economia, segurança pública e infraestrutura urbana.

Quando se trata de números, de 2020 até o dia 20 de junho a gestão Emanuel Pinheiro já entregou 29 escolas totalmente reformadas, além de ter garantido a climatização em todos os ambientes escolares. Já na infraestrutura, a gestão é a única a ter construído dois viadutos: Juca do Guaraná (Avenida das Torres) e Murilo Domingos (Avenida Beira). Também entregou à população o Complexo Lino Rossi, atendendo a uma demanda para melhoria na fluidez do trânsito para a região do Centro Político Administrativo, além da duplicação da Avenida Dante Martins de Oliveira, a Avenida dos Trabalhadores. Ainda em 2024, a gestão irá entregar a maior via estruturante construída ao longo de 50 anos, o Contorno Leste (ligando a região do Distrito Industrial à Rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251).

Ainda se tratando de mobilidade, de 2017 para cá, a Prefeitura de Cuiabá entregou mais de 90% da frota de ônibus climatizada e sem aumento de tarifa. Também garantiu a substituição de mais de 1,2 mil abrigos e a implantação de três estações climatizadas: Alencastro, Bispo e Ipiranga.

Na área da Saúde, a gestão construiu e entregou o maior hospital público de Mato Grosso, o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) Dr. Leony Palma de Carvalho, além da entrega de duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Verdão e Jardim Leblon.

Satisfeito com o balanço, o prefeito Emanuel Pinheiro celebrou o reconhecimento. “Estar entre as 100 melhores cidades do país para se viver ocupando o 8º lugar quando se trata das capitais só reforça o compromisso que a gestão Emanuel Pinheiro possui com a população cuiabana. São anos de dedicação, onde o foco principal sempre foi o de melhorar a qualidade de vida daqueles que mais precisam. Por isso, apesar de ficar feliz com o reconhecimento, não me gera surpresa, já que somos referência nacional em mobilidade urbana, infraestrutura e saneamento básico”, disse o prefeito.

Powered by WP Bannerize

Deixe uma resposta