Voluntários podem doar sangue e se inscrever gratuitamente na Corrida pela Vida

O MT Hemocentro abrirá excepcionalmente neste sábado (15.06), das 7h30 às 12h. Iniciativa tem o objetivo de facilitar a doação para voluntários que não podem comparecer à unidade em dias úteis.

O MT Hemocentro, único banco de sangue público de Mato Grosso, abrirá excepcionalmente neste sábado (15.06), das 7h30 às 12h. Essa iniciativa tem o objetivo de facilitar a doação para voluntários que não podem comparecer à unidade em dias úteis. Após a doação de sangue, o doador poderá se inscrever gratuitamente na 8ª Corrida pela Vida, que acontecerá no próximo dia 22 de junho.

“Com o comprovante de doação em mãos, o atleta deverá validar sua inscrição no local indicado pela organização, a fábrica da Chirolli Uniformes”, disse a diretora da unidade, Gian Carla Zanela.

A ação também ocorre em consonância com o Dia Mundial do Doador de Sangue, que é celebrado anualmente no dia 14 de junho.

“Com o horário especial, aqueles que não puderam comparecer durante a semana estão convidados a visitar o banco de sangue na manhã do sábado”, pontuou a diretora.

Mais informações sobre a 8ª Corrida pela Vida podem ser conferidas aqui.

Critérios para a doação

O Ministério da Saúde orienta que os doadores apresentem um documento oficial com foto, pesem mais de 51 kg, estejam em bom estado de saúde e tenham feito uma refeição equilibrada. A faixa etária para doação é dos 16 aos 69 anos, 11 meses e 29 dias.

Homens podem doar até quatro vezes ao ano, com um intervalo de dois meses entre as doações; já as mulheres são limitadas a três doações anuais, respeitando o intervalo de três meses.

São coletados até 450 ml de sangue por sessão e recomenda-se evitar exercícios físicos e consumo de álcool após a doação.

Para agendar a doação de sangue na sede do MT Hemocentro, basta acessar o Sistema de Agendamento do MT Hemocentro aqui. O voluntário também pode agendar as doações pelo telefone (65) 98433-0624 (WhatsApp, somente mensagem) ou pelo número (65) 3623-0044, ramais 211 e 221.

O banco de sangue funciona regularmente de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e fornece o atestado de comparecimento ao doador. Para quem compareceu e, por algum motivo, não pôde doar, a unidade fornece um comprovante de comparecimento para justificar a falta no trabalho.

No interior do Estado, as doações podem ser feitas nas Unidades de Coleta e Transfusão, localizadas nos seguintes municípios: Juína, Juara, Colíder, Alta Floresta, Cáceres, Primavera do Leste, Barra do Garças, Sinop, Porto Alegre do Norte, Água Boa, Rondonópolis, Tangará da Serra, Barra do Bugres e Sorriso.

Powered by WP Bannerize

Deixe uma resposta