Vereador Marcrean convida para audiência pública para discutir rebaixamento da fiação elétrica e de telefonia no Centro Histórico

“O Centro Histórico precisa ser valorizado e o rebaixamento da fiação e retirada dos postes pode ser um grande passo neste sentido”

O vereador Marcrean Santos (MDB) convida toda a sociedade para participar da audiência pública para debater o rebaixamento da rede elétrica e de telefonia do Centro Histórico de Cuiabá. A audiência será realizada na segunda-feira (17/06), a partir das 9h, na Câmara Municipal de Cuiabá.

O parlamentar destaca que essa discussão já foi feita em outros momentos, mas nenhuma medida concreta foi tomada. Marcrean chegou a apresentar um projeto de lei que obrigava a concessionária de energia elétrica Energisa a retirar todos os postes e fiação aérea transferindo para um sistema subterrâneo de cabeamento. O projeto tinha como base os trabalhos técnicos do Instituto de Planejamento Desenvolvimento Urbano de Cuiabá (IPDU) e uma tese de pós-graduação do economista Luiz Alberto Gomes.

“É fato que alguma coisa precisa ser feita. O Centro Histórico precisa ser valorizado e o rebaixamento da fiação e retirada dos postes pode ser um grande passo neste sentido”, destaca o parlamentar.

Marcrean reforça que o rebaixamento da rede elétrica e demais fiações das operadoras de telefonia, além de resolver a poluição visual do Centro Histórico de Cuiabá, também é uma garantia de segurança para a população.

“Vamos conseguir evitar interrupção do fornecimento de energia devido à queda de galhos na rede elétrica, além de ampliar o espaço de circulação nas calçadas com a remoção de postes, dando mais segurança para os pedestres”, acrescenta.

O vereador acrescenta que a medida também vai favorecer o comércio, que terá suas fachadas mais expostas. Além que a medida também deve atrair mais pessoas para o centro comercial da capital.

A proposta é abordar estratégias juntamente com o Executivo Municipal, autoridades estaduais, Iphan(Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e toda a sociedade cuiabana, bem como traçar metas e alcançar possíveis soluções.

“O projeto de rebaixamento da rede elétrica na área central da cidade de Cuiabá é antigo, debatido pela prefeitura de Cuiabá desde a década de 1990. Também está previsto no Plano Diretor de Desenvolvimento Estratégico de Cuiabá em 2007 e ganhou fôlego com o lançamento do Programa de Aceleração de Crescimento – Cidades Históricas. Entretanto, é preciso dar uma encaminhamento prático para que este trabalho se torne realidade”, finaliza.

CONVIDADOS

O vereador Marcrean reforçou que convidou todos os envolvidos direta e indiretamente na questão para participarem da audiência pública, que é aberta a toda a sociedade. “Temos que unir conhecimento, unir forças, para conseguirmos avançar, para alcançarmos melhorias”.

Entre os convidados estão o senador Jayme Campos, o deputado federal Emanuelzinho, os deputados estaduais Júlio Campos e Wilson Santos. Foram convidados representantes Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso (CAU-MT), do Muxirum Cuiabano, dos cursos de Urbanismo e Arquitetura da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), da Universidade de Cuiabá (Unic) e da Universidade de Várzea Grande (Univag), das secretariais municipal e estadual de Cultura, da secretaria municipal de Habitação e Regularização Fundiária, do IPDU, da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), da Energisa, do Ministério da Cultura, da Petrobrás, das empresas de telefonia Vivo, Claro, Tim e OI, da Federação Matogrossense das Associações de Moradores de Bairros (Femab), da União Coxipoense de Associação de Moradores (Ucam) e Instituto Cidade Legal.

Powered by WP Bannerize

Deixe uma resposta