Capoeiristas de Mato Grosso são premiados na Câmara Municipal de Salvador

A indicação foi feita pelo presidente da Federação Mato-grossense de Capoeira e conselheiro estadual da premiação, Mestre Veto Salgado

A bicampeã brasileira e tricampeã mato-grossense de capoeira, Lorrainy Campos, conhecida como Professora Xodó, membro do Centro Cultural Aruandê Capoeira e o Mestre Visk (Visquival Martins), presidente fundador da Associação de Capoeira VIP, serão homenageados no Prêmio Internacional Berimbau de Ouro que ocorre nesta sexta-feira (23) no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador, na Bahia.

A solenidade também contará com uma palestra de abertura com Mestre Lindomar, vice-presidente da Federação Mato-grossense de Capoeira, que compartilhará em terras baianas sobre os avanços da capoeira em nosso estado.

O evento, que se encontra na sua décima primeira edição contempla personalidades por suas atuações na propagação e preservação da cultura no Brasil e no mundo.

Ambos, serão contemplados com a estatueta da solenidade como representantes do estado de Mato Grosso. A indicação foi feita pelo presidente da Federação Mato-grossense de Capoeira e conselheiro estadual da premiação, Mestre Veto Salgado.

“Nós temos uma parceria com Prêmio Berimbau de Ouro há 09 anos. O primeiro a ser convidado para ser conselheiro do Prêmio foi o Mestre Jarbas (em memória), ele não aceitou e passou o Berimbau para minha pessoa, pois, na visão dele, eu conhecia a Capoeira do estado todo e suas histórias, sou grato ao Mestre Máximo pela confiança e desde então, indicamos pessoas que se destacam na Capoeira durante o ano bem como na Cultura no geral.”, explica.

Criado em 2007, originalmente para homenagear os mestres e destaques da comunidade da Capoeira no Brasil, teve sua primeira cerimônia de entrega em 2013.

Hoje, o Prêmio Berimbau de Ouro acontece anualmente e destaca não apenas os próceres e luminares da Capoeira, como também outros importantes membros da comunidade ligados à multiculturalidade das manifestações culturais, atraindo representantes de todo o mundo.

“O prêmio Berimbau de Ouro é importante para o currículo capoeiristico e pessoal da pessoa, pois Salvador-BA é a terra da Capoeira, berço dos bambas… Lá estão histórias centenárias, e Mestres renomados nacional e internacionalmente. Fico feliz por todos que receberam, por mim que recebi por duas vezes e espero continuar indicando pessoas de alto gabarito para receber o prêmio. Salve a Bahia de São Salvador”, conclui Mestre Veto.

A programação da congratulação se inicia nesta quinta-feira (22) e se estende até sábado (24), com palestras, entrega de premiações e oficinas.

Powered by WP Bannerize

Deixe uma resposta