As Memórias de Weto Salgado: Recordando o passado do Araés e Sonhando com o Futuro

No próximo dia 26 de novembro VOTE Chapa 4: Araés, Experiência e Compromisso!

Olá, minha comunidade do Araés, meus conterrâneos cuiabanos, matogrossenses e pau rodados. Permitam-me compartilhar um pouco sobre minha trajetória no bairro Araés, um local repleto de histórias, onde cada esquina é um capítulo de memórias que moldaram quem sou hoje.

Eu sou Ewerton Aparecido Moreira Salgado, conhecido carinhosamente como Weto Salgado ou Mestre Veto. Nasci e cresci na Praça Tuffic Affi, nas proximidades do tanque do Baú e do Colégio do Baú.

Recordo-me com carinho dos dias em que frequentava o colégio do Baú e jogava futebol contra a turma do Formigão. As ruas eram nosso playground, as mangueiras nossos esconderijos, do labirinto no lazer, ao colégio Médici, onde todos se conheciam e sabiam quem era parte de qual família.

Ah, a Arena do Araés, o campo do Consil, o campinho na frente de Zé Galinha, cada pedaço do bairro era palco de nossas aventuras. Eu vivi na época de finado Barriga, que tinha seu time de futebol na época do campinho de terra onde hoje é Decorliz, do campinho de areia na praça Tuffic Affi, do novo campo de areia do Gaúcho, do campinho do Coronel Lepesteur onde crescemos jogando futebol, um lugar que nos viu ganhar muitos campeonatos e criar laços inquebráveis.

Lembro-me vividamente das luvas improvisadas de esponja e sacola do modelo, do pó de serra no quintal de Dona Miena, desafiando garotos de outros bairros, dos ringues montados por Kid Prata e Osvaldão no lazer. Essa era a época do boxe, com figuras marcantes como Finado Raul, Agnaldo, e outros memoráveis como finada Esquila, Zé Broca, Dona Iraci, Seo Eurico (não brinque com cobra morta e revólver sem bala), eram tantas as pessoas, época que pregavam na sinuca no bar de Sabiá.

As histórias contadas por meu pai, Percindo Monteiro Salgado, conhecido como Pepê ou Homem de Ferro, são tesouros que guardo no coração. Ele me revelava detalhes da construção da ponte da confusão, das intrigas políticas vividas lá, lembro-me do Seo Arnaldo, Zé Boloflor que era primo do meu saudoso pai, Dona Bem-bem, Dona Juja, dos kitutes, dos bailes, dos pontos de encontros, recordar dizem que é viver e como viver faz bem.

Recordo-me das histórias pitorescas do Pito Aceso, da Cacimba de Leite, Bica das Moças, do Campo do Ranca Toco e do Quintal Grande, onde meu pai, meu padrinho Paixão, meu tio Bosco e meu amigo Dr. Alair caminhavam juntos e viveram várias histórias. Lembro-me das histórias das lavagens de roupa no tanque do Baú, onde até cavalos paravam para beber água, e também do clube do Guarim onde meu pai era sócio do Sr. Guarim e tinham um time de futebol, do Clube Kintalzinho que é onde moro hoje no sobrado atrás da Decorliz e dos times que meu pai já teve como o pitoresco Bem Gelada Futebol Clube onde passaram vários atletas, e que também íamos em várias localidades jogar, em cima da C10 ou do seu Corcel 2 modificado para Pampa de Pepe, dos torneios de sinuca que aconteceram no bar e mercearia do meu finado pai, em tempos que hoje parecem distantes.

Hoje, em um mundo novo, mas não tão distante, vejo o Araés passar por transformações. Em minha gestão como presidente do bairro, que durou quatro anos, quebramos paradigmas e buscamos melhorias. Reformamos a creche, conseguimos a reforma parcial do campo, da quadra e do centro comunitário, recapeamento de ruas, limpeza geral do bairro, quintais limpos, em parceria com alguns órgãos públicos, fiz parte do Conselho Municipal de Esporte, fui Presidente do Bloco Carnavalesco Tradição do ARAÉS, onde ganhamos o seu Primeiro título de campeão, e muito mais.

Agora, ao buscar novamente a liderança do Araés, junto com minha chapa forte e coesa, pretendo reacender o espírito comunitário. Em minha caminhada, encontrei desafios, apoiei políticos como o atual Governador Mauro Mendes dentre outros, fui candidato a Deputado Federal, e, acima de tudo, lutei por melhorias em nosso bairro.

Hoje, coloco-me à disposição da comunidade do Araés, guiado pelas lembranças afetivas e pelos sonhos de um futuro melhor. Conheço as necessidades do nosso bairro. Com experiência, compromisso e uma equipe dedicada, buscaremos não apenas preservar nossas memórias, mas construir um futuro brilhante para o Araés.

Eu sou Weto Salgado, candidato à Presidência do Bairro Araés, junto com o fisioterapeuta Leomar Manoel. Estamos prontos para liderar e servir nossa comunidade com todo o coração.

No próximo dia 26 de novembro VOTE Chapa 4: Araés, Experiência e Compromisso!

Powered by WP Bannerize

Deixe uma resposta