Arquidiocese de Cuiabá realiza ações em defesa da vida e promoção da adoção de crianças

SEMANA DA VIDA: Programação inclui audiências públicas, caminhada e celebração da Santa Missa no Parque das Águas, em Cuiabá; iniciativa se opõe à ADPF 442 do STF que quer legalizar o aborto no Brasil

Para celebrar a Semana Nacional da Vida, a Arquidiocese de Cuiabá, por meio da Pastoral Familiar, com apoio da Ampara – Associação Mato-grossense de Pesquisa e Apoio à Adoção e da Associação Quero Viver – que ajuda mulheres grávidas em situação de vulnerabilidade, realiza uma extensa programação em defesa da vida e promoção da adoção durante a primeira semana de outubro.

A abertura da campanha será neste domingo, 1º de outubro, em todas as comunidades que fazem parte das 31 paróquias que compõem a arquidiocese. O objetivo da ação é trazer à discussão a necessidade de defender a vida desde a concepção até o seu fim natural, além de incentivar a adoção de crianças.

Com o tema: “Adoção: amor com laços do coração”, a campanha será lançada oficialmente durante as celebrações das Santas Missas do primeiro domingo de outubro. Dom Mário Antônio, arcebispo metropolitano, celebrará na paróquia Divino Espírito Santo, às 19h, no CPA – 1, em Cuiabá e fará a abertura do mês missionário.

Na ocasião, o arcebispo deve apresentar uma Carta Aberta da Igreja que contesta o teor do texto à Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) nº 442 do Supremo Tribunal Federal (STF) que pretende legalizar o aborto no Brasil. Liturgicamente, nesta data, a igreja celebra a memória de Santa Teresinha do Menino Jesus, doutora da infância espiritual.

Na manhã de segunda-feira (02/10), a Câmara Municipal de Várzea Grande abre suas portas para realização de uma Audiência Pública que contará com a participação de padres da arquidiocese, autoridades e comunidade em geral.

No mesmo dia, às 19h, na Câmara Municipal de Cuiabá, haverá um Culto Ecumênico para trazer o tema da dignidade da vida e também a arrecadação de roupas de recém-nascido. As peças serão doadas para mulheres grávidas que estão em situação de vulnerabilidade e que pretendem levar a gestação até o final.

Já na quinta-feira (05/10), a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) também realizará uma Audiência Pública sobre o tema. Na sexta-feira (06/10), a Ampara Cuiabá fará um seminário on-line em seu canal oficial do Youtube com o tema: Direito de Viver em Família.

[https://www.youtube.com/@AmparaCuiaba ]

O encerramento da programação será neste domingo (08/10), no Dia do Nascituro, ser humano concebido, mas ainda não nascido. No mesmo dia, será realizada a 3ª Caminhada pela Vida, com concentração a partir das 16h na praça em frente ao Shopping Pantanal, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, em Cuiabá. Em seguida, os participantes seguirão com destino ao Parque das Águas, onde será celebrada, às 17h30, uma Missa Campal, a terceira realizada no local.

Programação:

01.10 – 19h Abertura da programação e Santa Missa presidida por Dom Mário Antônio, na Paróquia Divino Espírito Santo, no bairro CPA 1, em Cuiabá
02.10 – 9h30 Audiência Pública na Câmara Municipal de Várzea Grande
02.10 – 19h Celebração Ecumênica na Câmara Municipal de Cuiabá
05.10 – 10h Audiência Pública na ALMT
06.10 – 9h Seminário on-line promovido pela Ampara
08.10 – 16h Caminhada pela Vida saindo da praça em frente ao Shopping Pantanal
08.10 – 17h30 – 3ª Caminhada pela Vida e celebração da Santa Missa Campal no Parque das Águas

Banner secundario

Deixe uma resposta