Kalil Baracat empossa nova diretoria e membros do Conselho Municipal de Saúde

O Conselho Municipal de Saúde de Várzea Grande se destaca por promover eleições democráticas para sua Diretoria Executiva

O prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat, deu posse aos novos membros do Conselho Municipal de Saúde (CMS) para o biênio 2023-2026. A nova gestão será presidida pela terceira vez consecutiva pelo conselheiro Marcos de Castro Quaresma, membro da entidade há 12 anos e assistente social atuante no Sistema Único de Saúde (SUS) há pelo menos 30 anos.

O Conselho Municipal de Saúde de Várzea Grande se destaca por promover eleições democráticas para sua Diretoria Executiva, sendo um dos poucos no estado e no país a fazê-lo. O prefeito Kalil Baracat elogiou a dedicação e o comprometimento do presidente reeleito, Marcos Quaresma, bem como de toda a Diretoria e demais membros, garantindo total apoio da gestão municipal para as necessidades do conselho.

Este órgão é fundamental na formulação e execução da política municipal de saúde, abordando aspectos econômicos e financeiros, estratégias, promoção e controle social. O CMS é composto por 20 membros titulares e outros 20 membros suplentes, seguindo uma composição paritária. Suas atividades incluem reuniões plenárias mensais e extraordinárias, comissão executiva, comissões permanentes e temáticas.

O presidente Marcos Quaresma destacou a importância do Conselho no planejamento, controle e fiscalização do Fundo Municipal de Saúde, que abriga os recursos destinados à saúde no município. Além disso, ele enfatizou a contribuição do CMS para a formulação de políticas públicas que visam a melhoria do atendimento à população.

O vice-presidente eleito, Joílson Ruas do Nascimento, ressaltou a importância do SUS para todos e a responsabilidade do Conselho em ser um agente motivador, conciliador e articulador junto aos poderes constituídos. Ele encorajou a participação ativa da população, convidando-a a enviar dúvidas, críticas e denúncias para a Ouvidoria do SUS.

Kalil Baracat enfatizou que a atuação do Conselho de Saúde é crucial para alinhar ações públicas com as necessidades reais da população. Ele reconheceu os avanços na cobertura de saúde em Várzea Grande e atribuiu esse sucesso a um trabalho conjunto envolvendo servidores, secretários, sociedade, conselhos e, acima de tudo, a população.

A cerimônia de posse contou com a presença do deputado federal Coronel Assis e do vereador de Várzea Grande Sargento Galibert, que elogiaram o trabalho desenvolvido na área de saúde e reconheceram a importância do Conselho Municipal de Saúde e de seu presidente, Marcos Quaresma.

O Conselho Municipal de Saúde de Várzea Grande tem como responsabilidades controlar os recursos financeiros da saúde, monitorar as verbas provenientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e os repasses de programas federais, participar da elaboração das metas para a saúde na cidade e fiscalizar a execução das ações na área da saúde. As reuniões do Conselho ocorrem pelo menos uma vez por mês e sua composição inclui representantes dos usuários do SUS, profissionais de saúde, prestadores de serviços de saúde e representantes da Prefeitura.

A atual Diretoria Executiva é composta por Marcos Quaresma (presidente), Joilson Ruas do Nascimento, Manuel Zacarias Ferreira Costa (1º Secretário) e Nilva Solange Gracioli Felix (2ª Secretária).

Powered by WP Bannerize

Deixe uma resposta