Secretaria Municipal de Saúde leva orientações sobre aleitamento materno

A Caminhada Pela Amamentação é o primeiro evento que abre o Agosto Dourado em Mato Grosso, mês dedicado ao aleitamento materno.

Uma equipe de servidoras da Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) marcou presença na Caminhada Pela Amamentação, realizada pela Organização Não Governamental (ONG) Grupo de Apoio Supermães, no último sábado (30), no Parque Tia Nair. O evento teve como objetivo mobilizar a sociedade em prol do aleitamento materno e conscientizar gestantes, puérperas e famílias em relação à importância dessa prática para a saúde do bebê e da mãe.

Na oportunidade, foram oferecidas várias atividades como a caminhada em volta do lago, exercício aeróbico (ritbox), distribuição de mudas de plantas (incluindo o ipê amarelo, que foi declarada árvore símbolo do aleitamento materno pela lei estadual nº 11.826), exposição de mães empreendedoras, pintura de barriga para gestantes e de mama para lactantes e, por parte das servidoras da SMS, foram oferecidas orientações e material didático sobre amamentação e sessões de reiki, que é uma prática integrativa e complementar em saúde (PICS).

A responsável técnica em Saúde da Criança da SMS, Sônia Maria Nabarrete, destacou a importância do evento com um incentivo para as mães que querem amamentar seus filhos e a parceria da Secretaria Municipal de Saúde nessa luta. “A maioria das mães já passaram por muitas coisas para estarem aqui hoje nessa luta pelo aleitamento materno exclusivo até os 6 meses e complementar até os 2 anos de vida. E a nossa equipe está à disposição nas unidades básicas de saúde do município, com imunização, pré-natal e a amamentação é algo que precisa ser trabalhado desde o pré-natal até chegar no nascimento e continua. Por isso é tão legal vocês terem criado esse grupo onde uma incentiva a outra. E nós da Secretaria Municipal de Saúde estamos à disposição. Podem contar conosco!”, disse.

A presidente do Grupo de Apoio Supermães, Josemara Lima, agradeceu a parceria da Prefeitura de Cuiabá na Caminhada Pela Amamentação. “Além da Secretaria Municipal de Saúde, que veio somar conosco trazendo com material educativo, orientações e práticas integrativas, também recebemos o apoio da Secretaria Municipal de Ordem Pública, que liberou o espaço do Parque Tia Nair para realizarmos este lindo evento. No ano passado, fizemos a Carreata Pela Amamentação e a Sônia representou a Saúde do Município. Agora ela trouxe toda uma equipe junto com ela e esperamos que essa parceria se fortaleça cada vez mais nas próximas ações do Grupo Supermães”, declarou.

Agosto Dourado

A Caminhada Pela Amamentação é o primeiro evento que abre o Agosto Dourado em Mato Grosso, mês dedicado ao aleitamento materno. A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde recomendam que o leite materno seja o único alimento do bebê até os 6 meses de vida e complementar pelo menos até 2 anos de idade. Isso porque estudos mostram que a prática reduz a mortalidade até os cinco anos, evita diarreia e infecções respiratórias, diminui o risco de alergias, diabetes, colesterol alto e hipertensão, leva a uma melhor nutrição e reduz a chance de obesidade. Além disso, o ato contribui para o desenvolvimento da cavidade bucal do pequeno e promove o vínculo afetivo entre a mãe e o bebê. Para a mulher, amamentar ajuda a prevenir o câncer de mama e do colo do útero.

Powered by WP Bannerize

Deixe uma resposta