TCE-MT e AMM avançam no desenvolvimento de plataforma para capacitação de gestores municipais

Facilitar o acesso à qualificação para aumentar a eficiência e reduzir custos na administração pública. Esta é a principal meta da plataforma bianual de capacitação 2022/2023 que está sendo implantada pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) em parceria com Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM).

Desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal (STI), o projeto foi discutido pelas equipes das duas instituições, nesta quinta-feira (19). Na quarta-feira (18), a novidade foi anunciada, junto a outros três produtos, pelo presidente do órgão, conselheiro José Carlos Novelli, em evento para prefeitos.

De acordo com o presidente, os cursos serão oferecidos por meio da Escola Superior de Contas e a programação deverá ser definida ainda neste mês. “Chegamos a um consenso sobre a programação e avaliaremos agora a disponibilidade orçamentária e financeira para a execução da proposta, que é prioridade absoluta da gestão.”

A plataforma estará site do TCE-MT, onde concentrará os cursos que serão disponibilizados: Poder Legislativo e Poder Executivo. Ou seja, a governança municipal será abordada junto às câmaras municipais e às prefeituras.

“O servidor capacitado, ao executar suas tarefas, se tiver alguma dúvida, poderá recorrer a esse instrumento e saná-la. Isso faz com que ele não cometa irregularidades e, ao mesmo tempo, torna a gestão mais transparente, honesta e eficiente”, avalia o presidente da AMM, Neurilan Fraga.

Para ele, a parceria entre as instituições deixará um legado para o estado. “É a primeira vez na história do Tribunal e dos municípios que acontece esta inovação, que vai possibilitar gestões construídas sobre a capacidade, transparência e resultado, trazendo para a população melhor qualidade de vida.”

Pensando nisso, segundo o coordenador-geral da Escola Superior de Contas, Yênes Magalhães temas como a nova lei de licitações, fiscalização de contratos, o papel das controladorias e contratos de gestão com organizações sociais na saúde: controle e fiscalização, já foram estabelecidos para as primeiras capacitações.

Durante a reunião, o coordenador também destacou os benefícios da novidade. “A plataforma possibilitará ainda que os jurisdicionados mantenham os servidores novatos, que não tiveram oportunidade de participar de qualificações anteriores, sempre atualizados”, concluiu.

Powered by WP Bannerize

Deixe uma resposta