Eleições: Itamaraty reage contra convite feito pelo TSE à União Europeia

O tribunal chamou representantes do bloco econômico para atuar como observadores nas eleições deste ano

O Itamaraty reagiu contra o convite feito pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a União Europeia (UE) enviar uma missão de monitoramento das eleições de outubro deste ano.

O ministério informou na quarta-feira 13, por meio de nota, “não ser da tradição do Brasil ser avaliado por organização internacional da qual não faz parte”.

“Note-se que a União Europeia, ao contrário da Organização dos Estados Americanos (OEA) e da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa, por exemplo, não envia missões eleitorais a seus próprios Estados-membros”, informou o texto do Itamaraty.

O convite à UE já teria sido respondido ao tribunal em março pelo vice-presidente da Comissão Europeia, Josep Borrell — bloco político e econômico que reúne 27 países do continente.

O TSE convidou uma série de organismos internacionais para atuarem como observadores nas eleições deste ano.

Na terça-feira 13, o ministro Edson Fachin, presidente do TSE, fez mais um convite do gênero, em reunião on-line com representantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). A entidade é a primeira confirmada no papel de observadora internacional para as eleições brasileiras de 2022.

Fonte: Revista Oeste – revistaoeste.com

Powered by WP Bannerize

Deixe uma resposta