VG segue orientações do MS e prorroga as campanhas de Multivacinação e Influenza

Várzea Grande segue orientações do Ministério da Saúde e prorroga também as campanhas de Multivacinação e Influenza

A Saúde Municipal de Várzea Grande seguirá as recomendações do Ministério da Saúde na prorrogação das campanhas de vacinação, tanto da Influenza quanto da Multivacinação. A Campanha de Multivacinação vai até dia 30 de novembro com a prorrogação e da Influenza até dia 19 de dezembro.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Gonçalo de Barros, o município, dentro do seu planejamento estratégico, continua vacinando a população contra a Covid-19, entrando no processo de descentralização, onde as doses até o final do ano estarão disponíveis em todas as unidades de saúde do município e também mantém as unidades de saúde vacinando crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade, no atendimento da Campanha de Multivacinação e da Campanha contra a influenza, cujo público alvo são crianças acima de seis meses e população adulta em geral.

“É da nossa responsabilidade oportunizar o acesso às vacinas que fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação da criança e do adolescente e atualizar a situação vacinal deste público alvo, porque sabemos, que em tempo de pandemia, é importante proteger as crianças de outras doenças. A prorrogação das duas campanhas, nos oportuniza ampliar ainda mais o número de crianças e adolescentes menores de 15 anos imunizados, com as vacinas indicadas e os adultos e crianças acima de seis meses, contra a influenza”, explicou o secretário.

“É um compromisso da Gestão Kalil Baracat, mas também dos pais e responsáveis que têm papel importantíssimo nessa missão, de levar seus filhos aos postos de vacinação. Com as prorrogações, os postos de saúde continuarão abertos e durante o ano todo também para imunizar nossa população jovem, adulta e idosos”, afiançou Gonçalo de Barros.

Dentre as vacinas que estão disponíveis nos postos para a Campanha da Multivacinação estão: BCG, Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, rubéola, caxumba), Tetraviral (Sarampo, rubéola, caxumba, varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

Além disso, estarão disponíveis para atualização da caderneta dos adolescentes as vacinas HPV, dT (dupla adulto), Febre amarela, Tríplice viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada).

A Superintendente de Vigilância em Saúde, Relva Cristina, reforça que a atualização da situação vacinal aumenta a proteção contra as doenças imunopreveníveis, evitando a ocorrência de surtos e hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos.

“Vale lembrar que todos os imunizantes integram o Programa Nacional de Imunizações, o PNI. Eles são seguros e estão registrados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Uma Campanha não interfere na outra, elas têm o mesmo objetivo: proteger a população várzea-grandense de doenças que são preveníveis com as vacinas. É importante informar que o encerramento da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza vai até o dia 19 de dezembro, e quem ainda não se vacinou, procure uma unidade de saúde mais próxima de sua casa. Chegamos a uma cobertura vacinal de 76% da vacina contra a influenza, mas nossa meta é atingir 100%, porém o preconizado pelo Ministério da Saúde é chegar aos 95%.Esta vacina ajuda a evitar formas graves de gripe e consequentemente de doenças respiratórias agudas”, explicou Relva Cristina.

Powered by WP Bannerize

Deixe uma resposta