Secretaria reativa Feira da Agricultura Familiar no Paço Couto Magalhães

O projeto visa fomento da produção e comercialização de hortifrutis cultivados na região e fortalecimento da agricultura familiar do município

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável visando fomentar e fortalecer a agricultura familiar da cidade e da Baixada Cuiabana reativa nesta sexta-feira (01), “Feira da Agricultura Familiar”, no Paço Couto Magalhães. O projeto visa fomento da produção e comercialização de hortifrutis cultivado na região e fortalecimento da agricultura familiar do município. A iniciativa será desenvolvida pela COOPVEG (Cooperativa de Comercialização de Agricultores (as) Familiar de Economia Solidária e Extrativismo da Baixada Cuiabana).

O secretário de Meio Ambiente, Célio dos Santos disse que a Cooperativa integra agricultores familiares que comercialmente cumprem relevante papel na promoção do desenvolvimento rural da cidade. A Secretaria pretende promover a inclusão socioprodutiva de agricultores familiares e fortalecer canais de comercialização.

“O retorno das atividades está em programação para o dia primeiro de outubro,  a Feira vai estar aberta ao público durante o dia todo. Em todas as sextas-feiras do mês (08), (15), (22) e (29) segue a programação da Feira, em frente ao Paço Couto Magalhães.  A cooperativa vai comercializar seus produtos de cultivo próprio regional. No local será instalado uma tenda de 5×5 metros que  agregará bancas com diversos produtos”, explicou o secretário de Meio Ambiente, Célio dos Santos.

O secretário disse que a feira na Prefeitura é importante, pois é uma possibilidade a mais que famílias possuem para a comercialização dos produtos.  “Sem dúvida um incentivo para que continuem produzindo e enriquecendo nosso comércio. E para nós servidores é uma opção ter acesso à produtos frescos e orgânicos diretos do campo com mais qualidade e comodidade”, enfatiza o secretário.

Para o secretário, o retorno da feira é uma forma de levar ao cidadão produtos do próprio município livres de agrotóxicos. “Conseguimos voltar a ter a nossa feira livre de agrotóxicos. É uma satisfação para as pessoas comprarem alimentos de altíssima qualidade orgânicos da nossa região”, comentou.

Na Feira da Agricultura Familiar terão produtos como: melancia, abacate, laranja, mexericas, abacaxi, abóbora, batata doce e inglesa, couve, alface, tomate, temperos, salsinha, cebolinha, maxixe, jiló, rúcula, entre outras, além de outros produtos naturais.

A Feira da Agricultura Familiar é um projeto executado pela Pasta em anos anteriores, mas em decorrência da Covid-19 foram suspensas as atividades.

Powered by WP Bannerize

Deixe uma resposta