Exposição promove cultura e tradições folclóricas de Mato Grosso

A exposição AMFMT Cultura e Tradição: Dança, Canto, Versos, Cores e Sabores tem entrada gratuita e pode ser visitada no horário de funcionamento do Várzea Grande Shopping até o dia 7 de outubro

Foi aberta no Várzea Grande Shopping a Exposição “AMFMT – Cultura e Tradição: Dança, Canto, Versos, Cores e Sabores” que promete movimentar o cenário cultural do município com várias oficinas e apresentações até outubro.

De acordo com o superintendente de Cultura, Joilson Marcos da Silva, a exposição montada no 2º piso do Várzea Grande Shopping é uma iniciativa da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer em parceria com a Associação das Manifestações Folclóricas de Mato Gross o(AMFMT), Associação Social Civíl Abaiuc (ASCA) e VG Shopping, e fica em cartaz até o próximo mês, reunindo as diversas manifestações artísticas, culturais e folclórica do Estado, de Cuiabá e Várzea Grande.

“Estamos trabalhando para fomentar a cultura local, as manifestações folclóricas de Mato Grosso e esta exposição é um marco importante para levar ao público a riqueza cultural e as tradições de nosso povo” comentou Joilson.

A abertura da exposição contou com a apresentação da Banda Municipal e várias manifestações artísticas ocorreram, como a Reza Cantada/Cururu, apresentação do Siriri, desfile dos instrumentos regionais viola de cocho, mocho e ganzá, danças de salão como o rasqueado e lambadão e a culinária regional com os pratos típicos que já fazem parte da cultura local.

Durante todo o período em que estiver em cartaz no shopping, os organizadores da exposição estarão promovendo também diversas oficinas para a participação do público interessado. Serão ofertadas oficinas das danças Siriri Mirim, Siriri Juvenil, rasqueado, lambadão, dança afro: Dança do Chorado de Vila Bela da Santissima Trindade/MT, Cururu/Reza Cantada, Dança do Ventre, Dança de Salão e ainda curso de Culinária Regional e curso para a aprendizagem do modo de fazer Viola de Cocho.

Para a subsecretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Alice Barros Silva, que representou o secretário Silvio Fidelis na abertura do evento, a exposição “AMFMT – Cultura e Tradição: Dança, Canto, Versos, Cores e Sabores” promovida pela Superintendência de Cultura, reforça o compromisso da gestão do prefeito Kalil Baracat e do seu vice José Hazama, de fomentar, divulgar e valorizar as manifestações culturais e folclóricas tanto de Várzea Grande como também de Mato Grosso. “As políticas públicas que temos implementados no município têm o objetivo de garantir que todas as manifestações culturais, religiosas e artísticas possam ser conhecidas, difundidas e passadas para esta e para as futuras gerações. Queremos que nossa riqueza cultural seja cada vez mais reconhecida e valorizada” declarou.

A exposição “AMFMT – Cultura e Tradição: Dança, Canto, Versos, Cores e Sabores” tem entrada gratuita e pode ser visitada no horário de funcionamento do Várzea Grande Shopping até o dia 7 de outubro.

Powered by WP Bannerize

Deixe uma resposta