Educação de VG promove formação sobre cuidados e prevenção à Covid-19

A previsão é que o ensino híbrido (parte presencial e parte não presencial) seja implantado a partir do dia 07 de agosto

A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Smecel), por meio da Superintendência Pedagógica, está realizando formação, de forma online, para os profissionais da educação com o intuito de orientá-los sobre os cuidados, prevenção e protocolos de biossegurança em relação à Covid-19, que deverão ser tomados nas unidades educacionais. As aulas na rede municipal de ensino estão sendo realizadas de forma remota e a previsão é que o ensino híbrido (parte presencial e parte não presencial) seja implantado a partir do dia 07 de agosto.

Conforme explica a coordenadora de Formação da Superintendência Pedagógica, Vanilda Mendes, a formação tem como objetivo preparar as unidades educacionais para o retorno das aulas presenciais, que serão de forma híbrida. “Nessa primeira etapa da formação reunimos os gestores das unidades educacionais e já estamos preparando a segunda etapa da formação para os motoristas e monitores do transporte escolar e para os profissionais responsáveis pela manutenção e limpeza das escolas”, explica.

A formação é ministrada pela equipe da Educação Ambiental da Superintendência Pedagógica, que preparou todo o material das palestras, o qual será distribuído às unidades educacionais. Os gestores vão utilizar esse material para realizar palestras com os demais profissionais da educação, com os membros do conselho escolar e com a comunidade escolar em geral. Cada unidade irá organizar o melhor momento para a formação, de maneira online ou presencial, mas sempre respeitando os protocolos de segurança.

“O material está com uma linguagem bem simples e didática, com informações básicas sobre higienização, sobre as formas de contágio e transmissão do vírus, sua mutação e variantes, sintomas, medidas de controle e prevenção”, explica Vanilda Mendes.

O professor Vagner Cesar Barros, que faz parte da equipe técnica da Educação Ambiental, conduziu a palestra para os gestores. Ele detalhou alguns cuidados que se deve ter nas escolas, como os banheiros e vestiários das escolas, que devem ser limpos com frequência; priorizar a ventilação natural; ao usar os bebedouros dar preferência aos copos descartáveis ou individuais; manter as mesas, cadeiras e bancadas dos refeitórios sempre limpos e desinfetados e usar em horários alternados e com espaçamentos de 1,0 metros entre um aluno e outro. O professor destacou ainda que devem ser tomados os mesmos cuidados no transporte escolar e feito uma triagem na entrada das escolas, com a medição de temperatura, higienização das mãos e manter o distanciamento.

“Tomando todos esses cuidados, teremos um retorno às aulas de forma segura”, observou Wagner Cesar.

A equipe da Educação Ambiental é formada pelos professores Jaqueline Muller, Juciney Maria de Siqueira, Selma Guimarães, Solange Margareth dos Santos, Tereza Gomes da Cunha, Vagner Cesar Barros e Viviane Souza do Nascimento.

Powered by WP Bannerize

Deixe uma resposta