Ouvidoria-Geral do TCE-MT recebe quase 900 chamados no 1° quadrimestre de 2021

A Ouvidoria-Geral do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) recebeu, no 1° quadrimestre de 2021, 879 chamados de jurisdicionados, servidores, pessoas jurídicas e cidadãos. Deste total, 613 foram denúncias, sendo que o assunto mais recorrente foi a Lei de Acesso à Informação, licitações e Saúde.

Das 613 denúncias recebidas, 299 foram protocoladas e encaminhadas para análise da unidade técnica de fiscalização competente (o TCE-MT conta com dez secretarias especializadas de controle externo) e 314 foram arquivadas no processo de  triagem realizado pela Ouvidoria-Geral, pois  não  atendiam aos  requisitos de recebimento.

Sob gestão do conselheiro Antonio Joaquim, a Ouvidoria-Geral também elaborou seu  plano de ação anual e deu início a execução de ações consonantes ao Planejamento Estratégico 2020-2025 do TCE-MT e ao Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD-TC), do Programa de Qualidade e Agilidade dos Tribunais de Contas (QATC) da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).

Além das denúncias, a Ouvidoria-Geral recebeu ainda 113 solicitações, 83 pedidos de acesso à informação, 39 dúvidas, 23 reclamações, seis sugestões e duas críticas, sendo que o canal online foi o mais utilizado para  envio  de manifestações, compreendendo o total de 786.

A Ouvidoria-Geral é a unidade responsável por receber e dar o devido encaminhamento a manifestações sobre  atos  da  Administração  Pública,  considerados  lesivos,  desonestos  ou  que contrariem  o  interesse  público,  visando  garantir a observância dos princípios constitucionais da legalidade, impessoalidade, economicidade, publicidade e eficiência.

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