Banco Central divulga que clientes tem direito a receber R$ 8 bilhões

Na terça-feira (1) o Banco Central (BC) anunciou uma notícia que vai agradar muitos clientes de bancos no Brasil. Segundo a instituição, os clientes de vários bancos brasileiros têm para receber um montante de cerca de R$ 8 bilhões de suas respectivas instituições bancárias.

Segundo o Banco Central, este montante é referente ao pagamento de parcelas e tarifas cobradas indevidamente. Bem como o saldo restante na conta, após o fechamento da mesma. Além disso, o BC acredita que grande parte das pessoas não sabe ou não se lembra de ter direito a receber esse dinheiro.

O novo sistema do Banco Central

Com o anúncio desses dados, o Banco Central também comentou sobre uma futura funcionalidade que a instituição pretende lançar. A funcionalidade se refere a um sistema que divulgará dados dos clientes que tenham algum dinheiro para receber. O intuito é permitir que as pessoas consigam consultar se é de direito delas receber algum valor de algum dos bancos.

A expectativa do Banco Central é lançar esse sistema até dezembro deste ano. A grande proposta é levar a público esses valores, bem como, facilitar a consulta dos usuários que tenham algum valor para receber. Vale ressaltar que para ter acesso ao dinheiro os clientes devem entrar em contato com o seu respectivo banco.

Em nota, o Banco Central afirmou: “Além disso, a perspectiva de recebimento de valores baixos pode não motivar as pessoas a procurarem as instituições financeiras com as quais mantêm ou mantiveram relacionamento atrás de informações”. No entanto, é importante deixar claro que o dinheiro que está guardado é de direito das pessoas.

O programa irá se chamar Sistema de Informações de Valores a Receber (SVR) e espera-se que já esteja funcionando em dezembro. O novo sistema do Banco Central deve ser 100% digital, assim os clientes poderão saber sua situação através de celulares, computadores, por exemplo.

Como irá funcionar o programa

O sistema será alimentado pelas informações que os bancos e demais instituições financeiras precisam repassar ao Banco Central referente às seguintes categorias de contas:

  • depósitos em moeda nacional encerradas com saldo disponível;

  • pagamento pré-paga e pós-paga encerradas com saldo disponível;

  • registro mantidas por sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários, por sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários utilizadas para registro de operações de clientes encerradas com saldo disponível;

Além disso, informações referentes a tarifas, parcelas, cotas de capital, dentre outras, também devem ser submetidas ao Banco Central, pelas instituições

  • Tarifas cobradas indevidamente, não devolvidas ou sujeitas à devolução em decorrência de compromissos com entidades e órgãos reguladores e de fiscalização;

  • parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente, não devolvidas ou sujeitas à devolução em decorrência de compromissos com entidades e órgãos reguladores e de fiscalização;

  • cotas de capital e rateio de sobras líquidas de beneficiários e participantes de cooperativas de crédito;

  • recursos não procurados relativos a grupos de consórcio encerrados;

  • outras situações que englobam valores a devolver reconhecidos pelas instituições financeiras.

Vale ressaltar que a partir de outubro, essas informações devem ser enviadas ao Banco Central todo mês. Ao passo que, em caso dos recursos relativos a grupos de consórcio, deverão ser informados trimestralmente. Não deixe de ir atrás das informações para saber se você tem direito de receber algum valor.

Fonte: Notícias e Concursos (Por João Vitor Jacintho -noticiasconcursos.com.br)

Powered by WP Bannerize

Deixe uma resposta