Brasil encerra colheita de soja com maior produção da história, indica SAFRAS

RECORDE DE PRODUÇÃO – Produção brasileira superou 137 milhões de toneladas, consolidando novo recorde

A colheita da safra 2020/21 de soja do Brasil chegou ao final e com resultados muito positivos. Segundo o mais recente levantamento de SAFRAS & Mercado, a produção brasileira superou 137 milhões de toneladas, consolidando novo recorde.

A produção brasileira de soja em 2020/21 deverá totalizar 137,19 milhões de toneladas, com elevação de 7,9% sobre a safra da temporada anterior, que ficou em 127,178 milhões de toneladas. Em março, quando foi divulgado o relatório anterior, a projeção era de 134,09 milhões de toneladas.

Com a colheita praticamente finalizada, SAFRAS indica aumento de 4% na área, estimada em 38,93 milhões de hectares. Em 2019/20, o plantio ocupou 37,43 milhões de hectares. O levantamento indica que a produtividade média deverá passar de 3.415 quilos por hectare para 3.542 quilos.

“A finalização da colheita revelou grandes produtividades médias nos principais estados produtores e em todas as regiões do país”, avalia o consultor Luiz Fernando Roque.

Apesar dos atrasos registrados nos trabalhos de plantio e de colheita em alguns estados, a predominância de um clima favorável a partir do início de 2021 permitiu um ótimo desenvolvimento das lavouras na maioria dos estados nesta temporada. “De fato, alguns problemas regionalizados foram registrados ao longo do desenvolvimento das lavouras, mas sem a amplitude e relevância necessárias para trazer grandes perdas produtivas”, acrescenta Roque.

As regiões Centro-Oeste e Sudeste destacam-se novamente com grandes produtividades médias em todos os estados. No Centro-Oeste, apesar de a produtividade média do Mato Grosso ter ficado abaixo da safra anterior, a forte expansão da área garantiu uma nova safra recorde. No Sudeste, os estados de Minas Gerais e de São Paulo tiveram novamente grandes produtividades médias, garantindo o posto de primeiro lugar em produtividade para a região.

No Sul, o destaque foi a ótima produtividade média registrada no Rio Grande do Sul, o que garantiu uma grande recuperação frente às fortes perdas registradas na safra 2019/20, mesmo em um ano de La Niña.

No Nordeste, destaque para o estado da Bahia, que registrou a maior produtividade média de sua história e a maior do país. No Norte, o destaque foi a expansão da área, o que mesmo sem produtividades muito elevadas nos principais estados garantiu uma grande produção para a região.

“Estas condições resultaram em mais um recorde na produção brasileira de soja, consolidando cada vez mais o país como o maior produtor e maior exportador do mundial da oleaginosa”, completa o analista.

Fonte: Agência SAFRAS (Por Dylan Della Pasqua – Agência Safras)

Powered by WP Bannerize

Deixe uma resposta