Defesa Civil e Corpo de Bombeiros ganham reforço de drones para controle de queimadas

Equipes recebem formação para operar drones e melhorar o trabalho que já é desempenhado pela Defesa Civil e Corpo de Bombeiros

Agentes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros participam de curso para pilotagem de veículos não tripulados – drones com foco em controle de queimadas. Ao todo são 14 participantes, 07 agentes da Defesa Civil e 07 do Corpo de Bombeiros. O curso, iniciado na segunda-feira (17), com duração de três dias é uma parceria entre a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Ordem Pública e Corpo de Bombeiros. Ao fim da formação, os agentes terão condições de pilotar o vetor aéreo, operar a estação remota de pilotagem, os sensores acoplados e os softwares associados.

“A utilização dessa ferramenta vai agregar ao trabalho que já é desempenhado pela Defesa Civil e Corpo de Bombeiros no controle das queimadas e nesse período do fogo, possibilitando respostas rápidas e precisas, pois em locais que não se tem acesso, com o droner vamos conseguir todas as informações. Será possível fazer o mapeamento, delimitação e identificação da área para que o proprietário seja comunicado”, disse o diretor da Defesa Civil de Cuiabá, José Pedro Ferraz Zanetti. O instrumento possibilita a credibilidade nas informações obtidas por realizar a observação a uma distância segura.

Para o secretário-adjunto de Segurança Pública, Marion Metello as tecnologias estão ganhando cada vez mais espaço, se integrando ao capital humano. “Para garantir que os agentes estejam sempre à frente com resultados exitosos são necessários investimentos em cursos como este para que os trabalhos realizados sejam feitos de forma mais moderna, célere e eficaz”, pontuou o secretário.

Logo no primeiro dia da capacitação, os participantes aprenderam as normas e técnicas de utilização do equipamento, formas de voo, reconhecimento da área e noções sobre os tipos diferenciados de trabalho, manual ou automatizado.

O curso está sendo realizado na sede da Defesa Civil, na Rua Carlos Gomes, 168, Araés.

Powered by WP Bannerize

Deixe uma resposta