Posse da nova mesa diretora da ALMT será realizada na segunda-feira

Na ocasião, o presidente Eduardo Botelho será reconduzido ao cargo para o biênio 2021-2023.

A posse da nova mesa diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) para o biênio 2021-2023 acontecerá na próxima segunda-feira (01), às 9h. Pela primeira vez na história, a cerimônia será realizada de forma virtual, por meio da plataforma Zoom, com o objetivo de evitar propagação do novo coronavírus (Covid-19).

Na ocasião, o atual presidente, deputado estadual Eduardo Botelho (DEM), será reconduzido ao cargo para o seu terceiro mandato. A deputada Janaína Riva (MDB) permanecerá como vice-presidente e Max Russi (PSB), como primeiro-secretário. Serão empossados ainda os deputados Wilson Santos (PSDB), como 2º vice-presidente, Valdir Barranco (PT), como 2º secretário, deputado Claudinei Lopes (PSL), como 3º secretário e Paulo Araújo (Progressistas), como 4º secretário.

O supervisor legislativo da Secretaria de Serviços Legislativos (SSL) da ALMT, Gabriel Barros, explica que, ao contrário do primeiro biênio da legislatura, não há um rito regimentalmente definido para a posse da mesa diretora no segundo biênio. Nesta cerimônia, a deputada Janaina Riva, na condição de vice-presidente da mesa que está se encerrando, dará posse ao novo presidente. Em seguida, Eduardo Botelho empossará os demais membros.

A nova mesa diretora foi eleita com 22 votos no dia 10 de junho de 2020. Conforme prevê a constituição estadual, a eleição deveria ocorrer em setembro, no entanto, a alteração da data – aplicada excepcionalmente ao segundo biênio da 19ª legislatura – ocorreu após aprovação da Emenda Constitucional 01/2020. A recondução dos membros da mesa diretora passou a ser permitida após aprovação da Emenda Constitucional 63/2012.

Sessão legislativa – A instalação da nova sessão legislativa ocorrerá na terça-feira (2), às 9h, também de forma remota. Na ocasião, será apresentada a Mensagem do Poder Executivo.

Powered by WP Bannerize

Deixe uma resposta