Ibope aponta empate entre Abílio e Emanuel, igual ao erro de 2012

Erro histórico do Ibope em 2012 previa empate entre Mauro Mendes e Lúdio Cabral

Pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira (27.11) aponta um empate técnico entre os candidatos à Prefeitura de Cuiabá neste segundo turno, Abílio Júnior (Podemos) e Emanuel Pinheiro (MDB), que busca a reeleição. O pleito ocorre neste domingo (29), das 7h às 17h na capital.

De acordo com o instituto, ambos têm 50% das intenções de voto –quando considerados somente os votos válidos, descartados os nulos, brancos e indecisos. A pesquisa foi encomendada pela TV Centro América.

A pesquisa aponta que o candidato Abílio tem 54% de preferência do eleitorado, enquanto Emanuel obteve 46%, no entanto, a margem de erro levando em consideração os que não comparecerão às urnas ou votarão branco ou nulo, dá a margem de empate técnico de 50% para cada.

O Ibope apontou o mesmo cenário no pleito de 2012, quando concorreram ao cargo de prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (DEM) – atual governador de Maro Grosso – e Lúdio Cabral (PT), que é deputado estadual.

À época, o instituto de pesquisa apontou um empate exatamente igual ao divulgado neste momento. Em pesquisa divulgada no dia 26 de novembro de 2012, poucos dias antes do pleito, os proponentes apareciam com 48% para Mauro Mendes e 43% para o petista. Brancos e nulos 4% e indecisos 5%, o que também foi apontado como empate.

No entanto, o resultado das urnas foi diferente. De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Mauro Mendes cravou 54,6% do eleitorado, com 169.688 mil votos válidos. Lúdio obteve, na realidade, 45,34% dos votos, o que totalizou 140.798 mil votos.

A pesquisa divulgada nesta sexta-feira (27.11) foi feita entre os dias 25 e 27 de novembro e ouviu 602 pessoas na cidade de Cuiabá. A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.

Fonte: PNB Online (Por Ana Adélia Jácomo)

Powered by WP Bannerize

Deixe uma resposta