TCE-MT recomenda capacitação de servidores da Câmara de VG

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) recomendou à atual gestão da Câmara Municipal de Várzea Grande que implemente programa de treinamento e aperfeiçoamento contínuo de servidores públicos, especialmente, àqueles que atuam nas áreas financeira, contábil, patrimonial, de recursos humanos e controle interno institucional, com foco na execução das atividades e nos procedimentos de controle interno. A recomendação foi feita durante o julgamento de auditoria de conformidade que analisou as demonstrações financeiras referentes ao exercício de 2016.

Na sessão ordinária remota desta quinta-feira (5), a relatora, conselheira substituta Jaqueline Jacobsen Marques, apresentou o resultado da auditoria e apontou falhas cometidas nas demonstrações contábeis da Câmara Municipal de Várzea Grande, tais como a não comprovação da elaboração das demonstrações dos fluxos de caixa, das mutações do patrimônio líquido e das notas explicativas. Segundo ela, também não foi feito corretamente o balanço patrimonial de 2016 e a comparação com o do exercício anterior.

“Verifico que a ocorreu erro grosseiro, ao não apresentar as demonstrações contábeis de forma fidedigna, qualitativa e quantitativamente, em desatenção à legislação pertinente”, declarou.

Aprovado por unanimidade, o Tribunal Pleno decidiu recomendar ações de melhoria na contabilidade da Câmara de Vereadores. O processo administrativo também recebeu contribuições de voto-vista do conselheiro Isaias Lopes da Cunha.

Powered by WP Bannerize

Deixe uma resposta