Kalil amplia vantagem com 54% das intenções de voto em VG

ELEIÇÃO 2020 EM VÁRZEA GRANDE

As pesquisas de opinião pública relativas às Eleições 2020 ou aos seus pretensos candidatos devem ser previamente registradas na Justiça Eleitoral até cinco dias antes de sua divulgação, por meio do Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais (PesqEle). A regra, que começou a valer no dia 1º de janeiro, é disciplinada pela Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 23.600/2019, que regulamenta os procedimentos relativos ao registro e à divulgação de pesquisas.

Pesquisa eleitoral é a indagação feita ao eleitor, em um determinado momento, sobre a sua opção a respeito dos candidatos que concorrem em uma eleição. De acordo com a resolução, o concorrente cujo registro de candidatura tenha sido indeferido, cancelado ou não conhecido somente poderá ser excluído da pesquisa quando cessada a condição sub judice, ou seja, quando houver um julgamento definitivo sobre o seu pedido de registro.

Nesta eleição de 15 de novembro que acontece no município vizinho Cuiabá, as pesquisas estão a todo vapor, e nesta sexta-feira (16), Instituto Gazeta Dados divulgou no Jornal A Gazeta, pesquisa que aponta o candidato a prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB), com 54,24% das intenções de voto válidos na estimulada. O emedebista também possui a menor rejeição entre quatro postulantes.

O emebista aparece na pesquisa Gazeta Dados com uma diferença de 27% da preferência do eleitorado várzea-grandense em relação ao segundo colocado. Além disso, possui a menor taxa de rejeição entre todos os candidatos.

O segundo colocado com maior número de votos é o candidato do PSB, que aparece com 27,12%. Em terceiro lugar está o candidato do PTB, com 16,95%. E em quarto, o candidato do PSOL com 1,69%. O candidato do PTB é o mais rejeitado com 41% dos eleitores entrevistados. Em segundo lugar no ranking de rejeição aparece o candidato do PSOL 35%. Em terceiro, o candidato do PSB tem 29%. E Kalil Baracat é o que possui menor rejeição do eleitorado várzea-grandense, com 21%.

Foram desconsiderados os índices de brancos e nulos e os de não sabe e/ou não responderam. Se forem considerados esses índices, Kalil surge também na liderança com 32%, à frente de segundo colocado que tem 16%, o terceiro 10% e o último com 1%. Votos brancos e nulos somaram 8% e quem não soube ou não quis responder, 33%.

Na modalidade espontânea, Kalil continua na frente com 25% das intenções de votos. O segundo colocado fica com 13%, o terceiro com 7% e o último nem pontuou. Brancos e nulos somam 6% e não sabe e/ou não respondeu 49%.

Já os que afirmam que poderiam votar somam 14% e quem não o conhece 5%. Já quem votaria com certeza no petebista foram 7%. Não responderam ou não souberam responder 33%.

A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral com o número MT-06855/2020.

Fonte: Blog do Valdemir – blogdovaldemir.com.br

Powered by WP Bannerize

Deixe uma resposta