Mulheres de VG terão atendimento especial durante todo o mês de outubro

As UBSs estarão  ofertando exames de mamografia, Coleta de CCO entre outros exames

Durante todo o mês de outubro as Unidades Básicas de Saúde (USB) de Várzea Grande estarão cumprindo um cronograma com horário especial de atendimento  as mulheres de  Várzea Grande na prevenção extra ao câncer de mama que é o tipo de doença mais comum entre as mulheres, além de realizarem ações educativas e palestras.

A campanha ‘Outubro Rosa’ deu inicio no município no dia 1º de outubro com ato  realizado no Paço Couto Magalhães, num movimento que reuniu dezenas de mulheres, num ato de solidariedade às pessoas que fazem o tratamento da doença, e ao mesmo tempo, um alerta para que um número maior de mulheres realizem exames preventivos que estão disponíveis no Sistema Único de Saúde.

O Secretário Municipal de Saúde, Diógenes Marcondes explica que a mamografia, dentre outros exames relativos à saúde da mulher estão disponíveis em todas as unidades de saúde que compreende a Rede SUS, porém neste mês em especial, a oferta de serviços são ampliados, além da realização de palestras educativas. “É de suma importância falar e tratar dessa questão de saúde pública. O diagnóstico precoce muitas vezes identifica a doença no autoexame da mama e pode salvar muitas vidas, por isso é necessário que a população feminina, tenha essa consciência. Os exames estão disponíveis o ano todo, porém neste mês é ampliado”.

A Responsável Técnica da Saúde da Mulher,  Tayani de Campos Rodrigues Marinho, lembra que o projeto “Outubro Rosa” utiliza como símbolo o laço rosa, representando internacionalmente a luta contra o câncer de mama, e como forma de massificar a data todas as Unidades Básicas de Saúde do município estarão com elementos de cor rosa (flores e balão). “O nosso objetivo é embelezar os ambientes e ao mesmo tempo, reforçar a conscientização para essa questão tão importante para nós mulheres”, destacou.

Tayani Marinho disse ainda que a Secretaria de Saúde elaborou um cronograma para cada dia da semana, onde as UBSs irão atender as mulheres seguindo toda as medidas de segurança de prevenção e enfrentamento à pandemia do Covid-19. “Além disso, todas as salas passarão por desinfecção entre um atendimento e outro para garantir a segurança da saúde de cada paciente. Durante todo o mês, as mulheres poderão fazer os exames e ainda receber orientações sobre o câncer de mama dentre outros”.

As Unidades Básicas de Saúde dos bairros Jardim Marajoara e Cohab do Cristo Rei estarão realizando exames e palestras educativas. E a programação segue no decorrer de toda a semana: dia 7 (Policlínica do Cristo Rei; dia 8  (Jardim Glória); dia 9 (Parque do Lago); dia 13 (Água Limpa); dia 14 (Ouro Verde); dia 15 (Nossa Senhora da Guia); dia 16 (Passagem da Conceição); dia 19 (Água Vermelha); dia 20 (Aurília Curvo); dia 21 (Capão Grande); dia 22 (Manaíra); dia 23 (Manga); dia 27 (São Mateus); 28 (Souza Lima); 29 (Unipark) e no dia 30 (Vila São João).

ESTIMATIVA: A mais recente estimativa – ano de 2018 – aponta que ocorreram no mundo 18 milhões de novos casos de câncer. O câncer de pulmão é o mais incidente no mundo, seguido pelo câncer de mama, cólon e reto e próstata.

O câncer de mama pode apresentar diversos sintomas, mas pode também ser assintomático para muitas mulheres. É importante, portanto, que a mulher conheça bem o seu corpo e possa analisar com frequência qualquer alteração nas mamas e procurar o médico ao notar alguma anormalidade.

O câncer de mama não é uma doença totalmente prevenível em função da multiplicidade de fatores relacionados ao seu surgimento e ao fato de que vários deles não são atitudes modificáveis. De modo geral, a prevenção baseia-se no controle dos fatores de risco e no estímulo aos fatores protetores, especificamente aqueles que podem ser mudados com a adoção de hábitos saudáveis.

Powered by WP Bannerize

Deixe uma resposta