“A ZPE de Cáceres vai sair do papel e trazer desenvolvimento para a Região Oeste de MT”, afirma governador

Mauro Mendes destacou importância da obra para o Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso

O governador Mauro Mendes fez uma vistoria nas obras da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Mato Grosso na manhã desta terça-feira (01.09), em Cáceres. Durante a visita, ele autorizou o início do projeto para investimento em água, energia elétrica e asfaltamento do loteamento.

As obras foram retomadas pelo Governo do Estado no final do mês de fevereiro, após mais de 30 anos de espera.

“A ZPE era um sonho de mais de 30 anos, que foi implantado aqui em Mato Grosso e ficou no papel. A obra começou em 2016, passou por licitação, parou. Em 2017, foi retomada, mas ainda temos um desafio grande de inaugurá-la e, consequentemente, gerar empregos e promover o desenvolvimento na Região Oeste, que também merece esta atenção especial”, destacou o governador.

As obras da ZPE são executadas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), por meio da empresa Primus Incorporação e Construção Ltda. Ao todo, o prazo de conclusão da obra é de 15 meses.

O secretário Marcelo de Oliveira explicou que aproximadamente 15% dos serviços já foram realizados. Foram concluídas as fundações de todos os blocos da obra e estão em andamento os serviços de terraplanagem e alvenaria em alguns trechos, que seguem dentro do cronograma previsto.

O investimento estimado é de R$ 15,4 milhões, oriundos do Fundo de Desenvolvimento Industrial e Comercial de Mato Grosso (Fundeic), sob responsabilidade da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec). Segundo o secretário César Miranda, titular da Sedec, A ZPE facilitará a vinda de investimentos para o Estado.

“Será interessante para que os investidores que queiram exportar tenham um recinto alfandegado, com benefícios fiscais não só do Estado, mas do Governo Federal no que se refere à zona de exportação. Também estamos trabalhando para fomentar novos investimentos e colocar a ZPE para funcionar”, destacou.

A conclusão da obra vai possibilitar a ampliação da competitividade para as exportações de Mato Grosso, já que vai permitir a instalação de empresas voltadas à produção de bens a serem comercializados no exterior, que terão acesso a tratamento tributário, cambial e administrativo específico.

Para o deputado Valdir Moretto, a ZPE representa o desenvolvimento econômico ao município. “Essa obra trará maior desenvolvimento primeiro para Cáceres, segundo para a Região Oeste, mas principalmente, para todo Estado de Mato Grosso. As obras estão a todo vapor e a visita do governador no local mostra como o Governo do Estado está comprometido com a nossa região”, disse o Moretto.

Também acompanharam a vistoria os secretários estaduais Marcelo de Oliveira (Sinfra), Gilberto Figueiredo (Saúde), Nilton Borgatto (Seciteci), Nilton de Britto (adjundo da Sinfra) e Jefferson Moreno (ajunto de Turismo), os deputados federais Neri Geller e Dr. Leonardo Albuquerque e os deputados estaduais Dilmar Dal Bosco, Wilson Santos, Max Russi.

Powered by WP Bannerize

Deixe uma resposta