Empresas dos EUA deixarão Brasil caso Huawei participe da 5G

“Eu diria que represálias não, consequências sim”, diz embaixador sobre participação da Huawei na 5G do Brasil.

Todd Chapman, embaixador dos Estados Unidos no Brasil, afirmou que a participação da Huawei na implementação da rede 5G do país pode gerar “consequências”.

Em conversa com O Globo, publicada nesta quarta-feira (29), Chapman foi questionado se o Brasil sofreria “represálias” caso permitisse a participação da empresa da China na implementação da 5G. Ele respondeu:

“Eu diria que represálias não, consequências sim. Cada país é responsável por suas decisões. As consequências que estamos vendo no mundo é que há um receio de empresas que estão baseadas na propriedade intelectual de fazer investimentos em países onde essa propriedade intelectual não seja protegida.”

O embaixador explicou melhor:

“Primeiro, a informação não estará segura. A qualquer hora, o governo chinês pode pedir à Huawei que a informação seja mandada a eles. O segundo ponto é que, ao fazer um investimento, você tem que decidir para onde vai. Os que estão investindo em farmacêuticos, em software, olham isso. Nossa economia é baseada em serviços. A maior exportação dos EUA é inteligência, propriedade intelectual. Temos que proteger nossa propriedade intelectual. E o Brasil tem que fazer o mesmo. Ou vai continuar exportando produtos primários, e não de alta tecnologia.”

Fonte: O Globo

Powered by WP Bannerize

Deixe uma resposta