ICA tem como objetivo elevar a Capoeira a nível mundial

RECONHECIMENTO

A ICA – International Capoeira Association, órgão intercontinental de Capoeira com o objetivo de elevar a CAPOEIRA a nível mundial, através de estratégias voltadas a Educação, Esporte e Cultura, abrange hoje os cinco continentes e é formada por grandes nomes da Capoeira Mundial.

No dia 23 de julho, o Contramestre de Capoeira do Mato Grosso, JARBAS OSLEIDE SOKOLOWSKI, passa a fazer parte do Departamento de Esportes da ICA, juntamente com renomados Mestres VALDENOR Silva dos Santos e Carlos Alberto Lanatovitz (Mestre CATITU), ambos de São Paulo.

O Contramestre Jarbas é da cidade de Sorriso e mantém um dos grandes trabalhos de capoeira do Estado do Mato Grosso. Com 35 títulos mundiais de Capoeira pela CBC e 5 títulos Mundiais pela Superliga Brasileira/Aberto Muzenza, figura como uma grande liderança mato-grossense no segmento.

Diretor Técnico da Federação Mato-grossense de Capoeira desde o ano de 2010, foi Presidente da Federação MT de 2015 até o mês de maio de 2020, e atualmente compõe a Federação MT novamente como Diretor Técnico. Com seu trabalho em Sorriso e mais dez cidades do Mato Grosso, e a experiência de quem coordenou praticamente todos os grandes eventos oficiais esportivos de Capoeira no Estado, assume uma vaga no Departamento de Esportes da ICA, com uma missão de contribuir de forma substancial em prol da capoeira mundial, dentro dos objetivos da Instituição internacional.

Além de contar com uma equipe esportiva (Sorriso) sete vezes Campeã Mato-Grossense de Capoeira, sete vezes Campeã dos Jogos Abertos de Capoeira, maior ganhadora de medalhas nos Mundiais da Superliga Brasileira/Aberto Muzenza em Fortaleza/2017 e Curitiba/2020, o próprio Contramestre Jarbas já foi Campeão Brasileiro de Capoeira no ano de 2010 em Brasília- DF, pela CBC e Campeão Brasileiro de Cantigas, no mesmo ano. Jarbas ainda recebeu diversas moções de aplauso em seu município e também pela Câmara Municipal de Cuiabá. Mérito Esportivo Municipal, Mérito Esportivo do Estado do Mato Grosso e em 2015 foi homenageado com o Prêmio Berimbau de Ouro, em Salvador- BA.

Formado em Direito, o Contramestre Jarbas trabalha na Prefeitura Municipal de Sorriso, onde é Diretor do Departamento de Cultura, área que tem se destacado atualmente. O Atual Presidente da Federação Mato-grossense de Capoeira, Mestrando Everton Salgado (Weto) ratifica a grande experiência do Contramestre Jarbas com gestão de capoeira, onde a própria FMTC contribuiu para este Know how. “Esse cargo tão importante na ICA, é uma grande conquista para o Mato Grosso, sem dúvida. Pode ser um grande elo entre políticas publicas de ponta com a Capoeira do Mato Grosso”, afirma Mdo. Veto.

Powered by WP Bannerize

Deixe uma resposta