Itália inicia tratamento em massa com o uso precoce de hidroxicloroquina

Resultados clínicos indicam que o medicamento é benéfico se administrado precocemente, não é prejudicial e é muito barato

Os médicos na Itália finalmente começaram a prescrever amplamente a hidroxicloroquina em Roma e na região mais ampla do Lácio, com uma população de cerca de 6 milhões.

De acordo com o jornal italiano Corriere della Sera, o Dr. Pier Luigi Bartoletti, Secretário Nacional Adjunto da Federação Italiana de Clínicos Gerais, explica que cada pessoa com Covid-19 que apresenta sinais precoces, como tosse ou febre por exemplo, agora está sendo tratado com o hidroxicloroquina.

O medicamento “já está dando bons resultados”, disse Bartoletti.

Bartoletti acrescenta ainda que a hidroxicloroquina (HCQ) deve ser usada com todas as precauções necessárias, e deve ser avaliado paciente por paciente. Segundo o médico italiano, os pacientes que têm feito o tratamento com o medicamento estão respondendo muito bem.

“Acabamos de entender que o vírus evolui em duas fases e é durante a segunda fase, após alguns dias (cerca de uma semana), que a situação pode subitamente, em 24 ou 48 horas, piorar e levar à insuficiência respiratória exigindo cuidados intensivos. Os resultados que estamos começando a obter sugerem que a hidroxicloroquina quando administrada precocemente, oferece a possibilidade de evitar essa evolução na maioria dos pacientes e também está nos ajudando a impedir que os hospitais lotem”, disse Bartoletti.

Estudo europeu

O professor chefe do departamento de doenças infecciosas do Hospital Universitário Garches (França), Christian Perronne – em entrevista à revista francesa Paris Match, referindo-se a um estudo europeu (Discovery) do o uso de diversos medicamentos no tratamento da covid-19 no qual o Reino Unido participa com 800 pacientes – disse que se recusou a participar do estudo porque este fornece um grupo de pacientes gravemente doentes que serão tratados com hidroxicloroquina apenas sintomaticamente, e servirão como testemunhas de controle contra outros quatro grupos que receberão antivirais (lopinavir e ritonavir) e anti-inflamatório (dexametasona).

“Não é eticamente aceitável para mim”, disse Perronne. “Poderíamos perfeitamente, na situação em que estamos, avaliar esses tratamentos aplicando um protocolo diferente. Além disso, o grupo hidroxicloroquina (que foi adicionado a este estudo no último minuto) deve ser substituído por um grupo hidroxicloroquina mais azitromicina, o tratamento de referência atual de acordo com os dados mais recentes.”

Perrone diz que o modelo de protocolo escolhido pelo estudo não fornecerá resultados por várias semanas.

“Enquanto isso, a epidemia está galopando. Estamos com pressa, estamos em guerra, precisamos de avaliações rápidas”, disse Perronne.

Os Estados Unidos devem iniciar outro estudo que levará um mês, enquanto 1.000 pessoas ou mais estão morrendo no mundo hoje. Na Itália, no entanto, os médicos não irão mais esperar.

Perrone explicou:

“Embora ainda não haja evidências esmagadoras de grandes estudos randomizados, sou a favor de uma ampla receita pelos seguintes motivos:

  1. Temos um grande conjunto de evidências mostrando que a hidroxicloroquina in vitro bloqueia o vírus. Também temos vários resultados clínicos indicando que este produto é benéfico se administrado precocemente, não prejudica e não é perigoso nesta infecção (apenas um estudo, chinês pouco detalhado, chinês, em 30 pacientes com grupo controle, não observou nenhum benefícios, mas também sem efeitos nocivos). Qual o risco de administrar hidroxicloroquina imediatamente? Nenhum!
  2. Este medicamento é muito barato.
  3. É bem tolerado no tratamento a longo prazo. Pessoalmente, tenho usado com sucesso clinicamente na forma crônica da doença de Lyme há 30 anos, na dose de 200 mg ou mesmo 400 mg/dia.

Eu e centenas de outros médicos somos capazes de julgar sua excelente tolerância em humanos. As principais contraindicações são cardiopatia grave e doença retiniana.

Os eventos cardiovasculares permanecem excepcionais se forem tomados cuidados: proibir a automedicação – verificar com os idosos que tomam muitos medicamentos se não há interações medicamentosas (especialmente com diuréticos a longo prazo) e se a taxa de potássio no sangue está dentro da norma.

Além dessas precauções, os efeitos indesejáveis ​​são ainda menores porque o tratamento no caso da covid-19 é curto.

Seria, portanto, prudente produzir hidroxicloroquina em quantidades muito grandes sem mais demoras, para torná-lo facilmente acessível a pessoas infectadas.

Observo que a Itália acaba de autorizar a ampla distribuição de hidroxicloroquina sob prescrição médica desde o início da infecção e que outros países estão se preparando para fazer o mesmo. O que estamos esperando? Ter mais mortos?

Em relação ao estudo europeu Discovery, no qual os resultados devem sair em seis semanas, Perronne disse:

“Não há nada a esperar deste estudo sobre hidroxicloroquina ser administrado tarde demais. O protocolo indica que o produto pode ser administrado apenas se a saturação de oxigênio dos pacientes for menor que 95%, ou seja, pacientes com um suprimento maciço de oxigênio ou que devam ser submetidos a ventilação artificial. Esta não é a indicação correta.”

Segundo Perronne, o tratamento precisa ser feito cedo para impedir que a segunda fase entre em ação, pois é esta segunda fase que está causando hospitalização e, em alguns casos, até a morte.

Após os médicos iniciarem o tratamento com a hidroxicloroquina, o Corriere della Sera publicou a notícia de que a covid-19 entrou em declínio na Lombardia.

Espera-se que outros países com muitos casos de covid-19 também recebam esse tratamento precoce antes que as mortes atinjam os níveis da Itália ou dos EUA, como acontecerão se as pessoas não forem tratadas precocemente.

O tratamento precoce resultou em sucesso em países como a Coreia do Sul, Malásia e o Senegal, que conseguiram frear a nova praga chinesa.

Com informações,  Corriere della Sera, Trustnodes, Buzz Feed News e Paris Match.

Fonte: Conexão Política (Por Thaís Garcia – conexaopolitica.com.br)

Powered by WP Bannerize

Deixe uma resposta