AL pede que UTI reservados à covid-19 sejam liberados

Depois de perder um amigo por falta de UTI, os deputados estaduais Oscar Bezerra (PV) e Janaina Riva (MDB) pediram ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (DEM), que faça uma interlocução junto ao governo do Estado para que haja a liberação dos mais de 90 leitos de UTI no estado que estão reservados para os pacientes com covid-19.

Oscar disse que junto com os deputados Paulo Araújo (Progressistas) e Janaina tentantam um leito de UTI durante dias para um paciente de Juína, mas não encontraram porque os leitos disponíveis estão reservados para pacientes com a forma mais grave da covid-19.

Com a voz embargada, Oscar disse que não é possível que o Estado divulgue diariamente que tem quase 100 UTIs, mas que não podem ser usadas porque a pessoa não tem covid-19. “Temos quase 100 UTIs vagas e pra família é algo inexplicável”, disse Oscar.

Janaina, que também é de Juara, destacou que o Estado divulga uma lista com 91 leitos desocupados, mas que ao mesmo tempo pacientes morrem por falta de UTI. Segundo ela, desde a gestão passada do governo do Estado não acontecia esse problema de falta de UTI. “Uma pessoa da nossa cidade, uma cidade com dois deputados e ficamos de mãos atadas”, disse Janaina.

A deputada disse que no final o paciente não tinha como ser transferido, mas que ficou vários dias com condições de deslocamento, mas não recebeu ajuda do governo.

Fonte: GD (Por Thiago Andrade)

Powered by WP Bannerize

Deixe uma resposta