Projeto aprovado na AL reduz promoção para coronel da PM

Por 16 votos a 7, a Assembleia Legislativa aprovou na terça-feira (5) o projeto que altera a data de promoção na carreira da Polícia Militar, dos tenentes-coronéis para o posto coronel. A ascenção continua sendo por merecimento, mas ao invés de acontecer duas vezes por ano, passa a ser em apenas uma vez em cada ano.

A promoção será em 5 de setembro, antes existia no dia 21 de abril, mas extinta no projeto. O projeto foi originado da mensagem 26 do governador Mauro Mendes (DEM). Contudo, o texto ainda previa o aumento no salário dos servidores efetivos que ocupam cargo de comissão.

Os deputados reclamaram do texto apresentado pelo governo em um momento de crise provocada pela pandemia do novo coronavírus e apresentaram um substitutivo integral prevendo apenas mudanças na promoção de coronéis.

O deputado Elizeu Nascimento (DC), que é sargento da Polícia Militar, tentou evitar a aprovação do projeto em segunda votação. Segundo ele, o projeto vai prejudicar os policiais e só vai beneficiar o governo do Estado que vai economizar recursos com as promoções ocorrendo uma vez por ano.

Já o deputado Wilson Santos (PSDB) disse que não vê prejuízo na aprovação do projeto, mas pediu que haja mudança na forma de escolha dos coronéis. Para ele, não pode ser por merecimento porque obriga tenentes-coronéis a passar de gabinete em gabinete na Assembleia Legislativa tendo que fazer política para ser promovido.

“Não é confortável receber em seu gabinete um tenente-coronel que teve uma carreira brilhante pedindo articulação política para ser o promovido”, destacou o tucano.

Já o deputado Sargento Vidal (Pros), que também é militar, destacou que a economia de uns meses para o governo vai adiar o sonho de muita gente. “Sei que esse projeto vai passar, mas a classe acha melhor do jeito que estava, com promoção duas vezes ao ano”.

Para o deputado Xuxu Dal Molin (PSC), a nova forma será melhor porque mais vagas estarão disponíveis para serem preenchidas. “Eu estou junto com a segurança e não acredito que terá alteração na promoção dos praças”, disse.

A deputada Janaina Riva (MDB) defendeu o projeto e a forma de escolhas dos coronéis. Para ela, a decisão tem mesmo que ser do governador. Acredita que é preciso que haja uma política na Polícia Militar e destacou que nem toda forma de política é ruim a ponto de ser demonizada.

“A Assembleia é a maior parceira dos policiais, devolvemos recursos para reforçar a segurança e garanto que não haverá mudanças na promoção dos praças”, destacou.

O líder do governo, Dilmar Dal Bosco (DEM), destacou que o projeto vai reduzir custos para o Estado e ressaltou que a promoção uma vez por ano vai poder contemplar mais policiais.

Powered by WP Bannerize

Deixe uma resposta