Candidato a presidência do CREA-MT lança o programa de Trabalho + 30

Programa de Trabalho + 30

O Programa de Trabalho + 30 foi elaborado de forma coletiva e participativa, com representantes de todos os profissionais que compõem o Sistema CONFEA-CREA-MT. Essas informações vão respaldar as ações para o triênio 21/23 de Cleber Ávila na presidência do CREA-MT-MT. 
A contribuição dos profissionais por meio de sugestões e propostas, resultou na identificação de quatro grandes eixos de atuação:
  1. A Defesa do Exercício Profissional – de acordo com os profissionais consultados, esse eixo precisa ser priorizado para assegurar maior atuação no mercado de trabalho. A partir da definição desse eixo temático foi sugerido que, no Programa de Trabalho +30 seja estabelecida uma atuação firme na fiscalização de órgãos públicos para que tenham profissionais devidamente habilitados em todas as áreas.  Foi solicitado que a gestão Cleber Ávila ofereça orientação jurídica aos profissionais de forma a ampliar a participação feminina, a atuação em conselhos específicos e fortalecer a representatividade do CREA-MT junto às instituições públicas. Dentro desse eixo foi firmemente sugerido também, que os cargos de natureza técnica sejam ocupados por profissionais habilitados, que seja implantado o piso salarial em órgãos públicos, que seja rediscutida a tabela TOS para minimizar o sombreamento e que seja criado um Projeto de Lei que crie a carreira de Estado para os profissionais da engenharia, agronomia e geociências; 
  2. A fiscalização do exercício profissional é uma das principais atribuições do CREA-MT e, de acordo com os profissionais consultados, precisa de ferramentas tecnológicas e de profissionais capacitados. Foi sugerido que a capacitação dos colaboradores que atuam nesta área seja feita através de convênios com instituições de ensino superior públicas e privadas.  Além disso, foi sugerido também que precisarão serem criadas ferramentas para que o próprio profissional possa auxiliar na fiscalização. A sugestão mais forte foi que o cumprimento da lei de inspeção predial precisa ser respeitada e fiscalizada para a segurança da sociedade;
  3. O mercado exige profissionais altamente qualificados e, de acordo com as sugestões e discussões, o CREA-MT precisa assumir seu protagonismo. Foi sugerido que seja fomentada a parceria com entidades de classe e instituições de ensino superior pública e privada com o objetivo de oferecimento de cursos de extensão, pós-graduação e mestrado com valores acessíveis. Outra meta sugerida é a criação de uma unidade organizacional de capacitação continuada e o fortalecimento do CREA-MT Júnior, para auxiliar os profissionais em início da carreira. A capacitação dos colaboradores internos do Conselho também foi firmemente avaliada como sendo uma das grandes prioridades da futura gestão Cleber Ávila;
  4. Finalmente, no último eixo foi identificada a extrema necessidade de Modernização e Eficiência nas ações do CREA-MT.  Tecnologia, atendimento (call center), inovação, cumprimento de prazos, revisão do PCCS e melhoria da estrutura física da sede e das inspetorias são alguns desafios sugeridos para a gestão do candidato a presidente Cleber Ávila.  Ampliar e modernizar o setor de fiscalização e realizar concurso público para provimento efetivo de todos os setores foi a ação necessária e urgente sugerida para dar mais eficiência à nossa instituição.

A partir desses 4 grandes eixos sugeridos e referendados pelos profissionais consultados, entendemos que a mudança pra valer acontece com coragem. Coragem para fazer mudanças estruturantes, como, por exemplo e dentre outros, assumir o compromisso de defender no CONFEA, a revisão das taxas e anuidades do Conselho de forma a priorizar o profissional acima de qualquer outro interesse.  O resultado pretendido é o constante desenvolvimento do CREA-MT, com sustentabilidade, transparência, ousadia e compromisso com os profissionais. 

 

Dia 03 de junho  vote Cleber Ávila, número 30. Mudança pra Valer!

CADERNO DE PROPOSTAS

BASE – MODERNIZAÇÃO E EFICIÊNCIA

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: Realizar um Planejamento Estratégico par o triênio 2021/20123  com a ampla participação dos profissionais, Entidades de Classe, Conselheiros e Colaboradores do  CREA-MT nos primeiros cem dias de gestão.
GESTÃO PARTICIPATIVA: Manter um dialogo permanente com as entidades de classe, inspetores e conselheiros, promover seminários anuais de monitoramento e avaliação das ações  para transformar os desejos e as vontades coletivas em ações no mundo real.
COLABORADORES: Desenvolver e manter um programa permanente  de valorização dos colaboradores do CREA-MT,  investindo em capacitação inclusive em nível de graduação, pós-graduação e mestrado profissional de interesse do conselho, bem como dotar a sede e as inspetorias de infraestrutura adequada, moderna e eficaz  com máquinas, equipamentos, soluções de Tecnologia da Informação e principalmente o Call Center, facilitando o  desenvolvimento das suas atribuições e a progressão nas carreiras do conselho.
Implantar um modelo de governança corporativa e de compliance. Com indicadores bem definidos vamos  garantir ao profissional uma prestação de serviços efetiva e eficaz, principalmente  no cumprimento  de prazos de respostas, isto é  dar celeridade e transparência aos processos.
Revisar O Plano de CargosCarreira e Salários do CREA-MT, numa dinâmica colaborativa, onde a ASCREA, SINDIFISC e o SENGE–MT terão  a  oportunidade de propor e sugerir aperfeiçoamentos. A gestão participativa será marca registrada de nossa administração!
Revisar a arquitetura organizacional do CREA-MT de modo a potencializar a força de trabalho dos atuais  colaboradores  e  realizar concurso público para provimento  de cargos naqueles setores que apresentarem maiores necessidades.
ESTRUTURA DE APOIO PARA AS ENTIDADES DE CLASSE: Criar uma estrutura permanente  para suporte técnico às entidades de classe com o objetivo de orientar em sua demandas quer seja na elaboração de projetos, prestação de contas e execução de chamadas públicas.
As inspetorias necessitam de estruturação física e modernização, é nosso compromisso dotar as mesmas de infraestrutura adequada, moderna e eficaz  com máquinas, equipamentos, soluções de TI, principalmente o Call Center. Construiremos as inspetorias de Alta Floresta, Água Boa, Barra do Garças, Tangará da Serra e  Guarantã do Norte.
Investir em soluções de Software e Hardware, de modo a resolver definitivamente as imcompatibilidades entre os sistemas de modo a criar um ambiente seguro, célere e colocar o CREA-MT em destaque em relação aos serviços digitais (E-CREA).

PILARES DA CAMPANHA

PILAR 1 –  DEFESA DO PROFISSIONAL
A Defesa  do exercício  profissional será  outra marca muito forte da nossa gestão. Ocuparemos o papel de destaque que a engenharia, a agronomia e a geociência representam, com atenção devida aos conselhos e comissões externas onde temos assento, garantindo aos profissionais designados todo suporte necessário  para o bom desempenho da função.
Precisamos valorizar os profissionais e as profissões do Sistema CONFEA-CREA de modo a nos mostrarmos para a sociedade a importância da nossa instituição. Desenvolveremos campanhas institucionais regulares em defesa dos profissionais e das profissões, mostrando para a sociedade os seus importantes papéis e a importância de sempre contratar profissional legalmente habilitado.
É muito comum, no setor público, a ocupação de cargos de natureza técnica  por profissionais não habilitados. Em face disso e em articulação com o Governo do Estado e a Associação Matogrossense dos Munícipios  – AMM, vamos propor e defender que  a ocupação dos cargos de natureza técnica, no setor público, seja exclusivamente exercida por  profissionais devidamente habilitados, bem como  corrigir uma injustiça antiga no setor público, que é o não cumprimento do  piso salarial profissional e apoiar o revisão da lei estendendo essa obrigatoriedade ao poder público.
Apoiaremos e acompanharemos no Congresso Nacional o projeto de lei que transforma  em carreira de Estado  as profissões de engenharia, agronomia e geociências.
Ofereceremos orientação jurídica aos  profissionais em assuntos referentes ao exercício profissional.
Garantir a ampliação Programa CREA-MULHER pois reconhecemos a contribuição das nossas profissionais em todas as esferas do Sistema CONFEA-CREA.
É de minha autoria a criação do Programa CREA-JR em Mato Grosso e, na nossa gestão iremos fortalecer e ampliar este programa em parceria com as Instituições de Ensino Superior de forma a acolher no Sistema CONFEA-CREA, os futuros  profissionais.
A tabela TOS é um assunto polêmico e complexo e será abordado e discutido com seriedade, técnica e compromisso em nossa gestão. Vamos, em cooperação com as entidades de classes, Conselheiros e Inspetores rediscutir a tabela TOS, visando minimizar o sombreamento da atuação profissional.
Os valores de anuidades e taxas não dependem apenas do CREA-MT mas firmamos o compromisso de Defender no CONFEA uma revisão deste valores e formas de contraprestação de serviços para devolver parte do que pagamos em benefícios diretos aos profissionais.
O profissional  recém formado normalmente tem dificuldade de colocação  no mercado de trabalho. e, para minimizar essa dificuldade, criaremos uma unidade de interlocução “CREA/Empresas” afim de intermediar estágios e oportunidades de trabalho nas mais de 3.500 empresas registradas no Conselho.
Implementaremos ações que visem a constituição de Cooperativa de Crédito aos profissionais, de modo a financiar e complementar a MÚTUA nas necessidades de investimento e giro para as atividades profissionais.
Propor um amplo debate com o objetivo de aproximar a MÚTUA dos mercados de capitais, de modo a ampliar de maneira segura a oferta de benefícios aos seus associados.

PILAR 2 –  FISCALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL
Fiscalizar o exercício profissional é fundamental e é essa a  principal  atribuição do Sistema CONFEA-CREA. Em nossa gestão, vamos  valorizar e capacitar o nosso time de fiscais. Além de firmar  convênio com instituições de ensino superior para aprimoramento e progressão profissional, investiremos recursos financeiros para dotar de inovações tecnológicas, equipamentos, veículos, softwares e aplicativos móveis de modo a promover maior alcance e maior economia nesses processos.
Criaremos aplicativos para que você profissional possa nos ajudar a coibir o exercício ilegal das nossas profissões e nos auxiliar de forma segura nesse papel fundamental do CREA-MT. 

Ensejaremos esforços para a ampliação da presença do Conselho em nossa sociedade mas o papel de vocês profissionais é fundamental nessa questão.
Exigiremos do poder público municipal a imediata regulamentação da lei de  inspeção predial que disciplina que a cada cinco anos deverá ser realizada a mesma em prédios residenciais e comerciais, ampliando a  segurança de toda a sociedade e ampliando substancialmente o mercado de trabalho para os nossos profissionais.

PILAR 3 –  CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL
Estabeleceremos parceria com as Entidades de Classes do Sistema CONFEA-CREA, IFMT, UFMT, UNEMAT e outras entidades de ensino público e privado criando  um programa permanente de cursos de extensão e pós-graduação, inclusive oferecendo contrapartida para tornar os valores acessíveis.  Iniciaremos nossa gestão com a oferta  de um curso de capacitação em BIM (Building Information Model) já em 2021.
Dia 03 de junho  vote Cleber Ávila, número 30. Mudança pra Valer!

Venha Conosco, dê  a sua sugestão ! (65) 99920-1000

Powered by WP Bannerize

Deixe uma resposta