China deve ser processada por US $ 6,5 trilhões por danos do coronavírus, diz top think tank do Reino Unido

O site The Sydney Morning Herald publicou no domingo (5/4), uma matéria informando que a China “deve ser processada sob a lei internacional” em trilhões de dólares por ter acobertado o início da pandemia de coronavírus.

Confira abaixo a tradução da matéria publicada pela jornalista Latika Bourke

Londres: A China deve ser processada sob a lei internacional por trilhões de dólares por seu acobertamento inicial da pandemia de coronavírus, que causou mais de 60.000 mortes e trilhões de dólares em danos econômicos, diz um novo relatório.

O relatório disse que os danos devem ser gastos pelo menos nos US $ 3,2 trilhões (US $ 6,5 trilhões) gastos pelas nações do G7, sustentando suas economias domésticas, à medida que os governos obrigam seus cidadãos a ficar em casa para tentar conter a propagação da doença.

E destacou os US $ 130 bilhões em apoio do governo do primeiro-ministro Scott Morrison, sem precedentes, para trabalhadores e empresas, dizendo que os australianos também deveriam pelo menos esse valor em compensação.

Figuras chinesas, incluindo o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Zhao Lijian, endossaram alegações especulativas e infundadas de que o vírus foi importado para Wuhan pelas forças armadas dos Estados Unidos, em vez de emergir no Mercado Atacadista de Frutos do Mar de Huanan, onde eram comercializados animais vivos e selvagens.

Segundo o relatório, compensação de coronavírus? pelo conservador grupo de estudos de Londres The Henry Jackson Society, China poderia ser processada sob 10 possíveis vias legais, incluindo o Regulamento Sanitário Internacional, que foi reforçado após o surto de SARS, que a China também tentou encobrir.

Segundo o relatório, se a China fornecesse informações precisas em um momento inicial, “a infecção não teria deixado a China“.

A China só informou a doença à OMS em 31 de dezembro e disse que não havia evidências de transmissão de homem para homem.

No entanto, médicos denunciantes, incluindo Li Wenliang, foram repreendidos por levantar o alerta. Alguns estavam confiantes de que a doença estava se espalhando entre humanos antes desta data.

A reportagem do South China Morning Post citou documentos do governo chinês que identificaram quase 200 casos de coronavírus até 27 de dezembro.

O Regulamento Sanitário Internacional diz que as nações devem monitorar e compartilhar dados relacionados à disseminação, gravidade e transmissão de quaisquer patógenos potencialmente transmissíveis internacionalmente.

A Henry Jackson Society disse que a China fez o contrário, encobrindo dados e punindo médicos que procuravam dizer a verdade.

Ele instou uma coalizão de países a iniciar uma ação conjunta por causa do histórico da China de “responder agressivamente às ameaças no cenário mundial“.

Tomar medidas exigiria coragem e solidariedade global“, afirmou o relatório.

“Em sua resposta inicial, Wuhan e Hubei violaram os Regulamentos [de Saúde Internacional] … a responsabilidade está no topo do regime.

Parece mais do que provável que a resposta do Partido Comunista Chinês ao COVID-19 violou o direito internacional“, afirmou.

O relatório dizia que, embora o nivelamento de uma reivindicação de controvérsia sob o Regulamento Sanitário Internacional fosse sem precedentes, havia uma estrutura inicial dentro das estruturas da OMS para propor tal ação.

Outras opções podem envolver o uso do Tribunal Internacional de Justiça e do Tribunal Permanente de Arbitragem, A Organização Mundial do Comércio, tratados bilaterais de investimento e até a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar.

Tribunais domésticos e tribunais chineses também podem ser possíveis caminhos, segundo o relatório.

O co-autor do relatório, Matthew Henderson, disse que o povo chinês também foi vítima da negligência de seu governo.

Eles são vítimas inocentes, como todos nós. Isso é culpa do PCC“, disse ele.

“O Partido Comunista Chinês não aprendeu lições com seu fracasso na epidemia de SARS.

“Seus repetidos erros, mentiras e desinformação, desde o início da epidemia do COVID-19, já tiveram consequências muito mais mortais.

Ao calcular o custo dos danos causados ​​às economias avançadas e montar uma série de possíveis processos legais aos quais a ordem baseada em regras pode recorrer, oferecemos uma sensação de como o mundo livre pode buscar recompensa pelos danos terríveis que o PCCh causou“, ele disse.

Matéria original: The Sydney Morning Herald – Latika Bourke

Fonte: Terça Livre (Por Ricardo Roveran – tercalivre.com.br)

Powered by WP Bannerize

Deixe uma resposta