TJ analisa proposta de delação de José Riva que envolve 38 deputados de MT

CORRUPÇÃO NA AL, VEJA A LISTA DOS NOMES

O Tribunal de Justiça vai analisar nos próximos dias a proposta de delação premiada do ex-deputado e ex-presidente da Assembleia Legislativa, José Riva (sem partido). Na proposta de delação, Riva entrega 38 deputados e ex-deputados que teriam recebido propina durante sua gestão a frente do Parlamento Estadual.

O jornal A Gazeta adiantou na sexta-feira (31) que o acordo havia sido assinado entre Riva e o Ministério Público. Agora, depois do procedimento, o TJMT, confirmou que o deembargador Marcos Machado deve marcar uma audiência para ratificação do acordo na Justiça.

“O desembargador Marcos Machado recebeu o pedido de homologação da delação realizada pelo ex-deputado José Geraldo Riva. Será marcada uma audiência de ratificação dos termos acordados na delação. Posteriormente, o pedido de homologação será submetido ao Órgão Especial do Tribunal de Justiça para deliberação”, disse o TJMT.

O caso relatado por Riva foi uma espécie de mensalinho que vigorou na Casa de Leis para manter a governabilidade. São delatados Silval Barbosa, Sérgio Ricardo, Mauro Savi, Romoaldo Júnior, Guilherme Maluf, José Domingos Fraga, Wallace Guimarães, Percival Muniz, Adalto Freitas – Daltinho, Ademir Brunetto, João Malheiros, Nilson Santos, Gilmar Fabris, Luciane Bezerra, Maksuês Leite, Walter Rabelo, Luiz Marinho, Alexandre César, Zeca Viana, Dilmar Dal Bosco, Ezequiel Fonseca, Baiano Filho, Teté Bezerra, Nininho, Emanuel Pinheiro, Luizinho Magalhães, Neldo Weirich, Carlos Avalone, Carlos Azambuja, Chico Galindo, Airton Rondina, Wagner Ramos, Sebastião Rezende, Jota Hemínio Barreto (já falecido), Humberto Bosaipo, Pedro Wiegert, Dilceu Dal Bosco e Chica Nunes.

A delação ainda implica o ex-governador Blairo Maggi.

Os elementos usados por Riva para confirmar as informações são balancetes da Assembleia, lista de pagamentos, empresas fornecedoras e planilhas anuais de receitas e despesas.

Para complementar as suas informações Riva pede o depoimento de testemunhas, como do vice-governador Otaviano Pivetta e do empresário Junior Mendonça, colaborador da operação Ararath e que mantinha ligações estreitas com os deputados.

Riva também detalha na delação um esquema de compra de voto dos deputados para eleição da mesa diretora da Assembleia e a compra de vagas no Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT).

Também detalha esquemas de corrupção envolvendo o Governo de Mato Grosso, no tocante aos incentivos fiscais e desvios relacionado à obras da Copa do Mundo.

Fonte: GD (Por Thiago Andrade)

banner do governo embaixo dos destaques

Deixe uma resposta