Projeto ambiental de descarte correto do óleo será implementado nas escolas de VG

Entre os pontos de coleta também estão o do Várzea Grande Shopping e a sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente

O projeto ambiental LEVO (Local de Entrega Voluntária de Óleo), instituído nas escolas de Várzea Grande por meio da Lei municipal 4.466/2019, promulgada em 13 de junho de 2019, terá continuidade nas escolas da rede pública municipal em 2020 e implementado. A informação é do secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Silvio Fidelis.

O projeto que tem como objetivo destinar adequadamente os resíduos de óleo de cozinha para que sejam utilizados na produção de biodiesel, estabelecendo um novo ciclo de vida para o produto, permitindo que ele volte para o sistema produtivo, foi desenvolvido inicialmente em 14 escolas da rede municipal. Além da coleta feita nas escolas, os alunos também puderam trazer o óleo usado de suas casas para os pontos de coleta.

O projeto é realizado em parceria com a empresa Teoria Verde e a BIOMAVI Reciclagem, com ações de educação ambiental nas escolas e coleta em recipientes de 200 litros. “Nas residências, os alunos acondicionam o óleo usado em garrafas pets e no dia determinado para a coleta, levam o produto para a escola onde ficará armazenado. A empresa coletora destina à unidade escolar 30% do valor comercializado pelo produto a indústria de biodiesel. A Lei prevê este recurso para escola que destinará os valores recebidos de acordo com as deliberações do Conselho Escolar, para investir em melhorias na própria unidade escolar, tanto na aquisição de equipamentos ou para a melhoria na ambiência escolar”, explicou o coordenador da Educação Ambiental da Educação, Vagner César Barros.

“Ao despejar na pia, no vaso sanitário ou ralo, o resíduo do óleo de cozinha usado acumula-se nas paredes dos canos e retém outros materiais que passam pelo local. Além de entupimentos, pode causar o ‘infarto’ do sistema de esgoto com sérios problemas para manutenção das redes e custos mais altos para fazer consertos e reparos. Os custos do tratamento de água também aumentam e a solução está na consciência e reciclagem do óleo”, alertou o coordenador informando ainda que “A cada litro de óleo pode contaminar até 25 mil litros de água. Isso porque suas substâncias não se dissolvem na água e, quando despejadas nos cursos d’água, causam descontrole do oxigênio, mortalidade de peixes e outras espécies. Em contato com o solo, há contaminação, produção de sujeira e poluição ambiental”.

As escolas que participaram do projeto em 2019 foram: EMEB’s Apolônio Frutuoso da Silva, Salvelina Ferreira da Silva, Juvenília Monteiro de Oliveira, Irenice Godoy de Campos Silva, Rita Auxiliadora de Campos, Eliza Maria da Silva, Lenine Póvoas de Campos, Vereador Zeno de Oliveira, Maria de Lourdes Toledo Areias, Ary Leite de Campos, Profº Paulo Freire, Mamed Untar, Júlio Domingos de Campos e EMEB Honorato Pedroso de Barros

Locais de Entrega de Óleo do projeto LEVO em Várzea Grande:

VÁRZEA GRANDE SHOPPING
Av Presidente Artur Bernardes, 43, Centro Sul, Alameda G2

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE
Av da FEB, 2138, Ponte Nova

Local de Entrega Voluntária De Óleo em Cuiabá:

COMPER
Av Dante de Oliveira, Jd. Itália, 1093
Breve em todas as lojas Comper

FORT ATACADISTA
Av. Miguel Sutil, 3945, Areão
Breve em todas as lojas Fort

ECODESCARTE
Rua Miranda Reis, 151, Poção

PANTANAL SHOPPING
Av. Historiador Rubens de Mendonça, 3300, Jd. Aclimação. Piso 1, ao lado do Banco Itaú

SHOPPING POPULAR
Av. Carmindo de Campos, 20, Shangri-lá
COOREPAM – estacionamento do Shopping

ASSOCIAÇÃO PAZ E BEM
Av. Joaquim Louzada, s/n, Lote 6, quadra 9, Bairro Parque Residencial , Tropical Ville

SEMA
Rua A, 9, Centro Político Administrativo

HOTEL DEVILLE PRIME
Av Isaac Póvoas, 1000, Centro Norte

IFMT BELA VISTA
Av. Vereador Juliano da Costa Marques, s/n, Bela Vista

JUSTIÇA FEDERAL
Av. Historiador Rubens de Mendonça (CPA), 488, Centro Político Administrativo

LBV
Rua São José Operário, Dom Aquino

CÂMARA MUNICIPAL DE CUIABÁ
Praça Barão de Melgaço, s/n

UNIC BARÃO
Rua Barão de Melgaço, 222, Porto

INSTITUTO NASSAR
Rua 20, 180, Coophema

ASSOCIAÇÃO ESPÍRITA WANTUIL DE FREITAS
Av. Auta de Souza, 53, Primeiro de Março

Powered by WP Bannerize

Deixe uma resposta