Bolsonaro: ‘Lula livre’ de Fernández afronta democracia brasileira

O presidente também disse que eleição na Bolívia deixa suspeitas

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) criticou, nesta segunda-feira (28), a postura do presidente eleito da Argentina, Alberto Fernández, em seu primeiro ato após a vitória. Em visita oficial ao Catar, o brasileiro disse que não gostou do gesto “Lula livre” feito por Fernández, que seria uma afronta gratuita ao Brasil.

“É uma afronta à democracia brasileira. Ao sistema judiciário brasileiro. Uma pessoa condenada em duas instâncias. Outras condenações a caminho. Ele está afrontando o Brasil de graça no meu entender. Nós estamos aguardando seus passos para, talvez no futuro, tomar alguma decisão em defesa do Brasil. Decisões em defesa do Brasil”.

Apesar da crítica, Bolsonaro reiterou que não pretende romper relações com o país vizinho, destacando que irá optar pelo diálogo. “Pretendo dialogar, sim. Não vamos fechar as portas. Agora, estamos preocupados e receosos tendo em vista até pelo gesto que ele fez de ‘Lula livre”, complementando que “muita gente do PT [segundo informes que recebeu], estaria na Argentina para comemorar a vitória dele”.

Mais cedo, o presidente já havia dito que os argentinos “escolheram mal” ao eleger Fernández e que não iria parabenizá-lo pela vitória. Depois, disse que a Argentina poderá ser afastada do Mercosul caso não concorde com o acordo com a União Européia (UE).

Bolívia

Sobre o recente pleito na Bolívia, com a reeleição de Evo Morales para seu quinto mandato, Bolsonaro frisou: “Bolívia, sempre temos suspeitas, assim como no Brasil, sempre temos suspeitas nas eleições informatizadas. Nós estamos ultimando uma proposta para que as eleições no Brasil possam ser auditadas… Eu sempre digo… No ano passado, a eleição no Brasil foi polarizada, entre direita e esquerda e com muita fake news, tem razão, se não tivessem tantas fake news, eu teria sido eleito no primeiro turno.”

Fonte: Jovem Pan – *Com Estadão Conteúdo

Powered by WP Bannerize

Deixe uma resposta