Dia da Árvore

A árvore símbolo do Brasil é o Ipê Amarelo

Dia da Árvore é comemorado no dia 21 de Setembro. Esta data foi escolhida por anteceder o início da Primavera no hemisfério sul, que dependendo do ano pode ocorrer entre os dias 22 e 23 de setembro.

Apesar de ainda ser comemorado nos dias de hoje, o Dia da Árvore foi substituído pela Festa Anual das Árvores, instituída pelo decreto federal 55.795, de 24 de Fevereiro de 1965.

Mesmo com esta mudança, o Dia da Árvore, em setembro, ainda é lembrado nas escolas e na mídia.

O objetivo desse dia é conscientizar sobre a importância da preservação das árvores e das florestas, incentivando a proteção do meio ambiente com atitudes que trazem benefícios à natureza.

Estimular a reflexão sobre as consequências do desmatamento e da expansão da poluição também é uma boa forma de comemorar o Dia da Árvore. Lembrando também que as árvores nos proporcionam o oxigênio que respiramos, a sombra que nos refresca e diversos frutos que nos alimentam. Sem esquecer da importância para a manutenção do equilíbrio do nosso ecossistema.

No dia 21 de março é comemorado o Dia Internacional das Florestas e da Árvore, que tem o mesmo propósito do Dia da Árvore, mas está associado à chegada da primavera no hemisfério norte.

No Brasil, o Dia da Árvore e Florestas tem um significado ainda mais importante, já que o país acolhe a maior floresta do planeta: a floresta amazônica.

Origem do Dia Internacional das Florestas e da Árvore

Em 10 de Abril de 1872, o norte-americano Julius Stirling Morton promoveu no estado do Nebraska, nos Estados Unidos, um dia dedicado às ações de reflorestamento e arborização de zonas centrais das cidades. A data ficou conhecida como “Arbor Day“.

Em 1971, quase um século depois da iniciativa de Stirling Morton, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura – FAO, estipulou o dia 21 de Março como o Dia Internacional das Florestas. A data marca o início da primavera no hemisfério Norte. No hemisfério Sul, a data é comemorada também no começo da primavera, em 21 de Setembro.

Fonte: calendarr.com

Powered by WP Bannerize

Deixe uma resposta