‘Não adianta pressão, não’, diz Major Olimpio sobre CPI da Lava Toga

Líder do PSL afirma que senadores vão ‘até as últimas consequências’ pela instalação de comissão para investigar ‘condutas ímprobas’ de membros do STF

Mesmo pressionado pelo próprio partido, o senador Major Olimpio (PSL-SP) afirma que não irá retirar a sua assinatura do requerimento para instalação da CPI da “Lava Toga”, como ficou conhecida a comissão que visa investigar “condutas ímprobas, desvios operacionais e violações éticas por parte de membros do Supremo Tribunal Federal e de tribunais superiores do país”.

“Não adianta pressão, não. Nós vamos firme para cima disso”, diz o líder do PSL no Senado. “Jamais vou retirar uma assinatura de uma CPI, quando a população está exigindo (a sua instalação)”, acrescenta. Na avaliação de Olimpio, se “a metástase cancerígena da corrupção que acabou se alastrando pelo Judiciário” não for enfrentada, “tudo pode ser jogado fora, a Lava Jato pode ser só história, sem culpados ou punidos”.

A pressão pela retirada de assinaturas tem gerado uma queda de braço nos bastidores do PSL. Como revelou a coluna Radar, a senadora Selma Arruda (MS) está avaliando sair do partido “devido a divergências políticas internas, entre elas a pressão partidária pela derrubada da CPI da Lava Toga”. Se deixar a legenda, seu destino deve ser o Podemos.

Dos quatro senadores que compõem a bancada do presidente Jair Bolsonaro no Senado, apenas Flávio Bolsonaro (RJ) não assinou a petição idealizada pelo senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE).

O filho do presidente da República, aliás, é apontado como o principal articulador contra a criação da CPI. No entanto, nas redes sociais, o PSL divulgou uma nota, na qual o presidente do partido, o deputado federal Luciano Bivar (PE) afirma que a retirada de assinaturas foi solicitada por ele. Para Bivar, a instauração da CPI “não agregaria harmonia dos Poderes, especialmente neste momento em que o país passa por importantes reformas”.

Quem também é contra a instalação da comissão é o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP). Na segunda-feira 9, ele disse que “é assegurada na Constituição a proibição da investigação do Poder Judiciário”. Esta é a terceira tentativa dos parlamentares de criar a CPI da Lava Toga. O pedido ainda não foi oficialmente protocolado porque, com a retirada da assinatura da senadora Maria do Carmo (DEM-SE), não há mais as 27 assinaturas necessárias.

Fonte: veja.com (Por André Siqueira)

Powered by WP Bannerize

Deixe uma resposta