Operação Tapiraguaia: Ex-prefeito preso recebia dinheiro; 8 têm bens bloqueados

RELAÇÃO ESTREITA

Ex-prefeito de Confresa (1.065 km ao Nordeste de Cuiabá), Gaspar Lazzari (PSD), foi preso na Operação Tapiraguaia da Polícia Federal por obstrução da Justiça. Investigação aponta que ele tentou sumir provas e desfazer testemunhos. A investigação apontou ainda detalhes da relação de Lazzari com as empreiteiras.

Conforme o delegado Carlos Henrique Cotta Dangelo, do setor de Combate ao Crime Organizado, à empreiteira pagava contas do ex-prefeito.

“Além de pegar o dinheiro em espécie e por meio de transferência bancária, o ex-prefeito ainda dava contas, boletos, para os empreiteiros pagar. Ele fazia dívidas, por exemplo, em hotéis de Cuiabá e quem pagava era o empreiteiro”, disse.

Só em Confresa, estima-se um valor de R$ 413 mil de propina entre os agentes públicos. “Houve a liberação da verba para a construção de 8 pontes no município, mas só uma foi construída”.

O ex-prefeito de Serra Nova Dourada, Edson Ykio Ogatha foi alvo da ação. Policiais foram até a casa dele para cumprir mandados de busca e apreensão.

Na cidade o desvio foi de R$ 187 mil e das 10 pontes previstas, nenhuma saiu do papel. Também está preso o ex-assessor de Lazzari e o assessor do ex-deputado Valtenir Pereira,  Marcelo Luiz Faustino.

Foram expedidos mandados de busca e apreensão contra: Meudra Pereira dos Santos; ex-deputado federal Valtenir Luiz Pereira; ex-prefeito de Confresa Gaspar Domingos Lazari; Marcelo Luiz Faustino Pereira; BSB Consultoria; Public. Assessoria e Consultoria LTDA; Wilton Rodrigues Baracho; Wildson Rodrigues Baracho; ex-prefeito de Serra Nova Dourada, Edson Yukio Ogatha; Acacio Alves Souza; Markus Tulio Ferro de Brito; Rodrigo Zacarias Aleixo e Rita de Cassia Morais Ribeiro ME.

Além disto, a Justiça também decidiu pelo sequestro de bens em desfavor de Edson Yukio Ogatha; Valtenir Luiz Pereira; Gaspar Domingos Lazari; Acacio Alves Souza; Marcelo Luiz Faustino Pereira; BSB Consultoria; Public. Assessoria e Consultoria LTDA e Wilton Rodrigues Baracho.

Mandos de busca e apreensão 

Meudra Pereira dos Santos

Ex-deputado federal Valtenir Luiz Pereira

Ex-prefeito de Confresa Gaspar Domingos Lazari

Marcelo Luiz Faustino Pereira

Wilton Rodrigues Baracho

Edson Yukio Ogatha

Acacio Alves Souza

Markus Tulio Ferro de Brito

Rodrigo Zacarias Aleixo

Bens sequestrados

Além da busca e apreensão, a Justiça também decidiu pelo sequestro de bens de Edson Yukio Ogatha, Valtenir Luiz Pereira, Gaspar Domingos Lazari, Acacio Alves Souza e Marcelo Luiz Faustino Pereira, e Wilton Rodrigues Baracho.

Operação Tapiraguaia

A Operação da Polícia Federal foi deflagrada na manhã de quinta-feira (22) e investiga um esquema de desvio de recursos federais e pagamento de propinas nas prefeituras de Confresa (1.160 km a Nordeste de Cuiabá) e Serra Nova Dourada (1.125 km a Nordeste).

As investigações mostraram que o então deputado Valternir Pereira (MDB) teria viabilizado convênios do governo Federal com as prefeituras de Confresa, com a justificativa da construção de pontes de concreto emergenciais.

No entanto, os prefeitos realizaram licitações com irregularidades, com fraudes para que determinados empresários ganhassem os processos, além de medições fraudulentas e atestados de serviços que não eram realizados, mas mesmo assim pagos.

Segundo a PF, as propinas pagas eram repassadas aos prefeitos e também ao ex-deputado, por meio de contas de terceiros.

Fonte: GD (Por Pablo Rodrigo e Yuri Ramires)

Powered by WP Bannerize

Deixe uma resposta