Nova lei de imigração dos EUA põe até a Estátua da Liberdade na mira

LEI MAIS RÍGIDA

Até a Estátua da Liberdade entrou na mira da proposta de nova lei de imigração dos EUA, que veio a público na segunda-feira (12) e se tornou alvo de debate acirrado no país.

As mudanças propostas pelo presidente Donald Trump devem permitir que as autoridades de imigração dos EUA decidam subjetivamente quem pode ou não pode ficar no país. A principal mudança é a possibilidade de o governo norte-americano avaliar se uma pessoa tem condições de se manter nos EUA sem usar serviços públicos, o que pode levar à não concessão de vistos de trabalho e até mesmo a suspensão do visto de quem já está no país.

Conhecido por ser a primeira visão de muitos das centenas de milhares imigrantes que chegaram ao país ao longo da história, a Estátua da Liberdade acabou sendo citada pelo chefe do Serviço de Imigração e Cidadania dos EUA, Ken Cuccinelli, de forma bastante irônica.

O diretor da agência responsável pela concessão de vistos nos EUA reescreveu um poema que está gravado aos pés da Estátua da Liberdade e que é considerado um dos ícones da América feita por imigrantes de várias nacionalidades.

‘Venham a mim as multidões exaustas, pobres e confusas ansiosas pela liberdade’, diz o poema escrito pela poetisa Emma Lazarus.

Mas na versão do representante do governo Trump, feita em entrevista a uma rádio, o poema da Estátua da Liberdade ganhou mais algumas polêmicas linhas: ”Venham a mim as multidões exaustas, pobres, desde que possam se manter sozinhos sobre os seus dois pés e não se tornem um fardo público’.

A declaração acabou amplificando as críticas à medida anunciada por Trump. Para os opositores da nova lei, que ainda precisa ser votada, ela claramente culpabiliza os imigrantes por crises internas, chamando-os de ‘fardo’ e ‘peso’ para o Estado norte-americano.

A Estátua da Liberdade foi um presente da França aos EUA logo após se tornarem independentes da Inglaterra. Ela representa a deusa grega Libertas e carrega uma cópia da Declaração de Independência do país.

O monumento é um dos principais pontos turísticos e uma das paisagens mais conhecidas do mundo.

Fonte: R7

Powered by WP Bannerize

Deixe uma resposta