Inaugurado complexo educacional de cultura e esportes com investimento de R$ 2 milhões

A atual administração municipal já inaugurou em parceria com o Governo Federal 4 novas Cmeis e reconstruiu a São Domingos Sávio além de reformar e melhorar outras sete unidades

A Prefeitura de Várzea Grande atua em duas frentes quando o assunto é educação infantil. Uma frente, em parceria com o Governo Federal, que prevê a construção de 15 Centros Municipais de Educação Infantil – CMEIs, as antigas creches e que estão criando até 5 mil novas vagas para a educação infantil até o final de 2020, e já entregou quatro novas unidades nos bairros 23 de Setembro, Maringá I, Alameda e São Simão, e a outra frente está reconstruindo com recursos próprios municipais sua primeira unidade.

A Prefeitura de Várzea Grande entregou as novas instalações do CMEI São Domingos Sávio no Grande Cristo Rei. Com isso população da redondeza, recebeu um investimento de R$ 2 milhões em educação infantil, cultura e esportes em um só lugar.

O complexo inaugurado pela prefeita Lucimar Sacre de Campos, contempla a reconstrução completa e ampliação do Centro Municipal de Educação Infantil “São Domingos Sávio” e a construção do “Espaço Fit 2 VG”. Ambos localizados ao lado da “Biblioteca Municipal Professora Laurinda Pereira” – reformada há apenas um ano.

“Estamos investindo no intelecto de nossas crianças. Esta CMEI atenderá a 220 alunos de dois a três anos em período integral. Essas crianças precisam de boa alimentação, educação, esportes e cultura em um só lugar. Idealizamos uma creche, na qual gostaríamos que nossos filhos estudassem e onde a comunidade possa ser atendida com carinho, respeito e esmero. O ‘Espaço Fit 2 VG’ ao lado desta unidade escolar atenderá toda a comunidade local, além é claro das mães e mulheres que precisam trabalhar fora e também merecem um cuidado especial com a sua saúde e agora possuem um espaço para caminhar e se exercitar”, disse a prefeita Lucimar Sacre de Campos durante a inauguração.

A reforma e ampliação da CMEI “São Domingos Sávio’’ contemplou um espaço de 1.142,00m², com serviços de ampliação, pintura externa e interna, revestimento cerâmico e esquadrias, cobertura total de telhas, louças novas para 09 banheiros e cozinha, móveis adequados e ar condicionado novos para 11 salas de aula, refeitório, lavanderia e quatro salas administrativas. Além de parque infantil e jardim. Já o “Espaço Fit 2 VG”, além de uma academia ao ar livre possui, pista para caminhada, e duas quadras – uma de futsal e outra poliesportiva, resultado de uma força-tarefa das secretarias de Educação, Cultura, Esportes e Lazer; Viação, Obras e Urbanismo; e Serviços Públicos e Mobilidade Urbana.

Para o secretário municipal de Educação, Cultura, Esportes e Lazer, Silvio Fidélis, “a união do CMEI ‘São Domingos Sávio’’, do ‘Espaço Fit 2 VG’ e da biblioteca já reformada pela atual gestão em maio de 2018, inova o conceito de educação, cultura e esportes por estarem localizados somente em um local e demonstra a preocupação e zelo que a prefeita Lucimar Sacre de Campos, exige com a educação das crianças de Várzea Grande”, declarou Silvio Fidélis ao citar que a Prefeitura também já entregou este ano a manutenção e reforma de três CMEIS e nos meses entre agosto e novembro serão entregues a manutenção física de outros 38 Centros Municipais de Educação Infantil.

O senador Jayme Veríssimo de Campos, prestigiou as inaugurações e destacou as mudanças que a cidade de Várzea Grande vivencia e avança durante a gestão da prefeita Lucimar Sacre de Campos. “Ninguém pode negar que a mudança está ocorrendo em Várzea Grande. Em quase todos os bairros da cidade vemos obras, sejam elas de infraestrutura, novos asfaltamentos, obras de saúde, esportes ou educação. Quem ganha com certeza é a população várzea-grandense. E, eu como filho desta terra tenho orgulho de contribuir como senador para o desenvolvimento econômico e social de Várzea Grande. Parabéns à prefeita Lucimar e sua equipe pelo excelente trabalho que vem desempenhando”, afirmou Jayme Campos.

“Graças à reforma e ampliação do nosso Centro Municipal de Educação Infantil ‘São Domingos Sávio’ poderemos ofertar, já a partir de quarta-feira, dia sete, 140 novas vagas em período integral para alunos de dois a três anos. E nossos funcionários – sendo 11 professores, 33 técnicos de desenvolvimento infantil, uma coordenadora pedagógica, uma atendente administrativa, seis funcionários da limpeza e duas da cozinha, trabalharão muito mais satisfeitos com o ambiente de trabalho. Nós funcionários e a comunidade bem como alunos só temos que gradecer a nossa prefeita e nosso secretário”, afirmou a diretora da unidade Adriane Cristine de Figueiredo.

O vereador Valdemir Bernardino de Souza, conhecido por Nana, falou em nome dos demais legisladores presentes e enfatizou a qualidade das obras executadas no CMEI.  “Ficamos felizes em saber que toda a obra segue Normas Técnicas, e foi completamente reformada recebendo cobertura de telhado toda nova, além de novas esquadrias de ferro – portas e janelas; impermeabilização de estruturas enterradas e das áreas úmidas. É com certeza uma obra perfeita e de qualidade. Vemos a olhos nus o capricho no acabamento. Isso sem falar nos novos brinquedos e móveis, todos adequados à idade dessas crianças que estão iniciando a vida estudantil”.

HOMENAGEM – Madrinha do Centro Municipal de Educação Infantil “São Domingos Sávio”, a ex 1ª dama de Várzea Grande, Maria Lúcia de Barros prestigiou a inauguração da reforma e ampliação destacando a história de fundação da unidade. “Esta creche foi construída há 40 anos, quando meu marido Branco de Barros foi prefeito de Várzea Grande. Esta área pertencia à Mitra Arquidiocesana e permutamos com a construção do Rincão. E, desde então a unidade passou por algumas reformas, porém nenhuma foi tão completa e marcante como esta. A prefeita Lucimar Sacre de Campos conseguiu concretizar um sonho meu.  “Esta creche está exatamente como eu sonhei e Lucimar está de parabéns pelo desempenho como prefeita e mulher batalhadora que é”, declarou Maria Lúcia de Barros.

As mães Marcilene Aparecida de Abreu, Gabriele Letícia Soares e Carla Pereira Mendes concordam com a ex 1ª dama de Várzea Grande. “A reforma ficou maravilhosa, inclusive as crianças adoraram os espaços novos. É uma outra creche”, afirmou Marcilene. Já Gabriele Soares observou que “os espaços juntos de educação, esportes e cultura se completarão e incentivarão as crianças a uma melhor educação”.

“Para nós que conhecíamos a antiga creche, é como se fosse construída uma nova. Minhas duas filhas estudaram aqui e agora meu pequeno de dois anos poderá ser matriculado e aproveitar o novo espaço. E, eu vou aproveitar essa academia ao ar livre que fica bem na esquina de casa”, afirmou Carla Mendes, de 30 anos.

Powered by WP Bannerize

Deixe uma resposta