Após morte de adolescente, Cuiabá emite alerta para risco de Influenza

A Prefeitura de Cuiabá emitiu um alerta em relação às Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG), especialmente a Influenza, após a morte de uma adolescente de São Paulo que estava no mesmo grupo que estudantes mato-grossenses em uma excursão para Porto Seguro (BA) entre os dias 7 e 15 de julho.

Segundo a assessoria da Secretaria Municipal de Saúde, alunos de escolas particulares de Cuiabá participaram de uma excursão para a Bahia organizada por uma empresa de turismo e lá tiveram contato com adolescentes de outros estados.

Durante a viagem, uma adolescente de 17 anos passou mal e acabaou falencendo em decorrência do vírus Influenza A. Outras duas estudantes também foram diagnosticadas com a doença e continuam sob monitoramento. Os municípios e estados de origem dos estudantes foram alertados para monitorarem os possíveis casos.

O alerta da Prefeitura traz esclarecimentos e orientações sobre as SRAG e a Influenza, como sintomas e condutas preventivas gerais e o que fazer caso a pessoa apresente os sintomas.

A gripe (influenza sazonal) é uma infecção respiratória aguda, causada pelos vírus A, B, C e D. O vírus A está associado a epidemias, tem comportamento sazonal, cujo aumento de casos ocorre nas estações mais frias.

O vírus se propaga mais facilmente em pessoas com imunidade mais baixa como idosos, crianças, gestantes e pessoas com doenças crônicas. Nessa época do ano a gripe é uma das maiores responsáveis pelo elevado número de hospitalizações.

Entre os sintomas estão febre alta, dores musculares, coriza e tosse. Diferente do resfriado, a doença dura mais tempo, mesmo depois que do desaparecimento da febre. Entre as complicações graves da Influenza estão a pneumonia.

No alerta, a Prefeitura indica como medidas preventivas a vacinação, manter ambientes ventilados, não compartilhar objetos de uso pessoa, cobrir a boca e nariz ao espirrar e também evitar contato com pessoas que apresentem os sintomas.

Caso o doente apresente “dificuldade para respirar, lábios com coloração azulada ou arroxeada, dor ou pressão abdominal ou no peito, tontura ou vertigem, vômito persistente, convulsão assim como os sintomas de SRAG, os serviços de saúde devem ser procurados imediatamente”, alerta a Prefeitura.

Fonte: GD (Com informações da Assessoria)

Powered by WP Bannerize

Deixe uma resposta