Várzea Grande já empossou 80% dos aprovados no último concurso

Das oito funções que disponibilizam vagas para a educação municipal, quatro já empossaram todos os aprovados. Professores foram 355 empossados.

A Prefeitura de Várzea Grande já empossou 80% de todos os aprovados no último concurso público realizado em 2018 para a Educação Pública. De um total de 1.090 aprovados, 865 foram convocados e empossados, restando 225 a serem chamados para assumirem suas funções até o primeiro trimestre de 2020 com a inauguração de novas unidades escolares.

Das oito funções que estavam previstas no Concurso Público para a Educação Municipal, quatro já zeraram as convocações dos aprovados, sendo 355 cargos de professores para Ensino Infantil e Fundamental; 158 cargos de Técnico de Manutenção da Infraestrutura e Higienização Escolar; 67 Técnicos em Nutrição Escolar, 25 Agentes Administrativos.

Nos demais quatro casos, dos 187 aprovados para Técnico de Desenvolvimento Infantil – TDI, 90 foram convocados; dos 176 aprovados para Técnico de Desenvolvimento Educacional Especializados – TDE, 110 foram convocados; 90 aprovados para Técnico de Manutenção e Segurança da Infraestrutura Escolar, 40 foram convocados e 31 estão em exercício e por fim de 32 aprovados para o Transporte Escolar, 20 foram convocados.

Em solenidade das secretarias municipais, de Administração e de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, foram concluídas às assinaturas dos termos de posse dos aprovados no Concurso Público para a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, na função de Docência na Educação Infantil e Ensino Fundamental (Professor). As 355 vagas disponibilizadas no edital 001/2017 foram preenchidas com a convocação dos últimos 39 profissionais de nível superior.

A cerimônia de posse foi realizada no Espaço de Formação de Várzea Grande – Anexo II, e contou com as presenças da prefeita Lucimar Sacre de Campos, do senador Jayme Campos, de secretários municipais e familiares dos concursados.

Além dos professores foram empossados ainda os aprovados na função de Técnicos de Desenvolvimento Infantil, Técnico de Desenvolvimento Educacional e Especializado, Agente Administrativo, Técnico de Manutenção e Segurança da Infraestrutura Escolar, Técnico em Nutrição Escolar, Técnico de Manutenção da Infraestrutura e Higienização Escolar e Técnico de Suporte Administrativo Educacional (Transporte Escolar).

“Nada é mais sagrado para um chefe de família do que ter meios para prover o sustento daqueles que lhe são caros. Essa cerimônia é um passo marcante na carreira destes profissionais aqui presentes, a posse em um concurso público, e em especial na área de Educação. Várzea Grande realizou o maior concurso público da atualidade para mais de 2,5 mil cargos, sendo que somente na Educação foram aprovados 1.090 aprovados dos quais 865 já foram empossados com a inserção destes 139 funcionários que a partir de hoje passam a ser de fato e de direito, servidores do Poder Público Municipal”, destacou a prefeita Lucimar Campos.

A gestora disse ainda que os servidores públicos são a mão do poder público e que leva serviços de saúde, de educação, do social e até mesmo de obras em prol de todos, por isso sou agradecida pela parceria e pelo respeito mútuo que existe na relação poder público e servidores, cada um cumprindo o seu papel na construção de uma Várzea Grande que seja melhor para toda a gente.

O secretário de Educação, Silvio Fidelis, lembrou que o Concurso Público foi realizado no primeiro semestre de 2018 e que tem pouco mais de um ano de vigência, quando a sua validade é de dois anos, prorrogáveis por mais dois anos. “Isso representa dizer que 80% dos aprovados já foram convocados para assumir suas unções como servidores, condições esta conquistada nos méritos e conhecimentos que cada um expôs no seu concurso. Teremos mais uma etapa a ser concluída em janeiro de 2020, quando novos servidores serão empossados para assumirem atividades desenvolvidas nos centros infantis”, anunciou.

O senador Jayme Campos destacou que o serviço público é uma profissão de respeito e que merece ser valorizada. “Além da estabilidade funcional, os servidores da Prefeitura Municipal têm salário em dia e a valorização profissional. Posso afirmar que muitas pessoas gostariam de ter a mesma oportunidade que vocês estão tendo agora, de estar ingressando no poder público e por meio de um concurso público. Que todos possam caminhar juntos em busca do fortalecimento do papel que cada um desempenha no setor da Educação, principalmente, aos professores que participam ativamente na formação do aluno como ser humano e cidadão íntegro e relevante dentro da sociedade”, afiançou.

O secretário de Administração, Pablo Gustavo Moraes Pereira, lembrou que todas as áreas da gestão pública participaram do concurso que está paulatinamente convocando os aprovados e ou classificados para assumirem suas funções e desempenharem um bom serviço em prol de Várzea Grande e de sua gente.

Já para o representante da Câmara Municipal de Várzea Grande, vereador Ícaro Reveles (PSB), além da oportunidade do emprego e da renda, ganha a cidade, ganha a população e principalmente o serviço público com pessoas comprometidas que gostam da cidade e de sua gente e, portanto, “vão se dedicar ainda mais por suas profissões mas também por Várzea Grande e sua população”, disse o parlamentar.

Mais que estabilidade funcional, Ariana Carla Figueira da Silva, que tomou posse como professora, quer poder contribuir para o fortalecimento da Educação e compartilhar experiências, não somente como pedagoga, mas atuar de forma mais ampla uma vez que a docente também tem formação em artes cênicas. “Aliar ensinamentos teóricos sem perder a forma lúdica também é uma forma de ensinar”, comemorou a concursada.

Stela Oliveira Capobianco Poleto, que tomou posse como Técnica de Desenvolvimento Infantil (TDI), disse que é a primeira vez que passa em um concurso público e está animada para começar a trabalhar. “Vou me dedicar ao trabalho, sem perder o foco em outros concursos uma vez que sou professora de química, e tenho esperanças de no futuro atuar dentro da minha formação”, completou.

Powered by WP Bannerize

Deixe uma resposta