Senadores querem usar indicações ao CNMP para punir Deltan Dallagnol e “destruir” Lava Jato

As perguntas de Angelo Coronel durante sabatina com três indicados ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) — veja aqui — são apenas parte de uma ação orquestrada no Senado para atacar a Lava Jato.

A aprovação às pressas do projeto de abuso de autoridade, no fim de junho, foi só o início da estratégia desse grupo de senadores que, nos bastidores, dizem querer “destruir” a operação que desmantelou o maior esquema de corrupção do país.

O Antagonista confirmou, em reservado, com pelo menos cinco senadores — um deles membro da Mesa Diretora — que há uma clara intenção de usar as indicações ao CNMP para “pedir a cabeça” de Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa da Lava Jato.

O conselho tem 14 membros. Com as três sabatinas realizadas hoje na CCJ, 10 deles estão com indicação ou recondução prontas para serem apreciadas no plenário. Mas não há prazo para que isso ocorra. Quando é questionado sobre o assunto, Davi Alcolumbre, presidente da Casa, alega que tem até setembro para bater o martelo.

O caso do conselheiro Luiz Fernando Bandeira de Mello Filho, porém, já foi resolvido. Sua recondução para mais dois anos na função começou a tramitar em 29 de novembro do ano passado e 13 dias depois o processo estava concluído.

Aliado de Renan Calheiros e atual secretário-geral do Senado — sim, ele acumula as funções –, Bandeira é um dos autores da representação que pede a investigação dos procuradores da Lava Jato. Ele assistiu à sessão da CCJ hoje, tendo recebido generosos elogios dos sabatinados.

Fonte: O Antagonista

Powered by WP Bannerize

Deixe uma resposta