Estratégia de Cuiabá no combate ao aedes aegypti é destaque nacional

A atual gestão inovou com ações que vão desde a criação do Comitê de Ações Preventivas a mapeamento georrefenciado por drone

O trabalho realizado pela gestão Emanuel Pinheiro para reduzir o índice de infestação do Aedes Aegypti em Cuiabá recebeu um destaque nacional pela segunda vez em 2019.

Na edição desta segunda-feira (10) do Jornal Nacional, da Rede Globo de Televisão, o país conheceu os investimentos que são feitos e ações inovadoras que vão desde a criação do Comitê de Ações Preventivas ao mapeamento georreferenciado por drone – uma tecnologia capaz de identificar em tempo real onde estão os focos e quais materiais estão sendo usados como criadouros deste mosquito, que é o vetor de doenças como dengue, zika vírus e as febres chikungunya e amarela.

As novas táticas, utilizadas pela gestão para levar informações sobre este grave transmissor às residências cuiabanas, também foram pontuadas na reportagem nacional. É o caso das campanhas televisivas e das ações do setor de Educação em Saúde da Vigilância em Saúde e Controle de Zoonoses que tem alcançado este público ensinando para crianças, por meio de palestras integrativas em escolas e projetos sociais, de como levar conscientização aos pais sobre os danos e combate a este vetor.

“Nem sempre nossos agentes de combate às endemias conseguem ter acesso a algumas residências por não coincidir com horários de trabalho dos moradores. Dessa forma, levamos as orientações para as escolas, projetos sociais e assim, vamos formando pequenos agentes mirins que nos auxiliam com supremacia na orientação de seus familiares. Com isso, Cuiabá avança nas barreiras contra este grave vetor”, enfatizou o biólogo, agente de combate às endemias e Responsável Técnico das ações de Educação em Saúde, Hélio Simião.

Ações coordenadas entre secretarias como os Mutirões de Limpezas e Cata-Trecos realizados especialmente nos bairros com maior Índice de Infestação Predial (IIP), aliadas às orientações dos agentes de combate às endemias para a aplicação do ‘Projeto 10 Minutos contra o Aedes’ também foram pontuadas como diferencial de Cuiabá. Para o prefeito Emanuel Pinheiro, receber esse reconhecimento é um indicativo de que a gestão está no caminho certo conta esse perigoso mosquito.

“Quando assumi o mandato, criamos o Comitê de Ações Preventivas ao mosquito Aedes aegypti, demonstrando nossa preocupação, sensibilidade e nossa guerra sem trégua contra esse que é o vetor de doenças tão terríveis. As ações do Comitê envolvem quase todas as secretarias do município e dessa forma seguimos no combate ainda mais efetivo não apenas no foco desses criadouros, mas também conscientizando a população de que essa luta precisa ser conjunta e constante. E este reconhecimento em nível nacional mostra que Cuiabá começa a fazer seu dever de casa na luta que travamos contra o Aedes”, finalizou Pinheiro.

Powered by WP Bannerize

Deixe uma resposta